Análise retórica

textos motivadores da prova de redação do Enem (2018)

Autores

  • Carlos Henrique Teixeira de Araújo Mackenzie

Palavras-chave:

Argumentação. Retórica. Análise do Discurso, Argumentation. Rhetoric. Discourse Analysis.

Resumo

Com base na Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), este artigo se propõe a analisar a prova de produção de texto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2018 para compreender a construção e o direcionamento argumentativos dos textos motivadores por meio de um discurso pedagógico validado e legitimado pretensamente neutro e objetivo e seus impactos retóricos desencadeados nos vestibulandos, isto é, qual viés discursivo é privilegiado em detrimento do silenciamento de outro ao se discutir a temática pré-definida pelo Enem. Para mais, a análise é feita usando-se, assim, elementos discursivos e aparatos retóricos em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Amossy (2018), Citelli (1995) e Fiorin (2015).

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Referências

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Teixeira de Araújo, C. H. (2020). Análise retórica: textos motivadores da prova de redação do Enem (2018). Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 91–104. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13340

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.