A construção da personagem feminina e a velhice em "A velha", de Dinorath do Vale
Palavras-chave:
“A velha”, Dinorath do Valle, Personagem femininaResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a construção da personagem feminina no conto "A velha”, publicado em 1976 no livro O vestido amarelo, de Dinorath do Valle. Neste conto a personagem protagonista é uma mulher idosa que vive confinada em seu quarto a espera da morte em um ambiente marcado pela escuridão e pela solidão. A análise busca focalizar a maneira como a personagem protagonista é vista como um fardo pela família e como sua vida perde o sentido com as dificuldades que são decorrentes de sua velhice.
Downloads
Referências
COELHO, N. N. Dicionário crítico de escritoras brasileiras. São Paulo: Escrituras Editora, 2002. p. 160-161.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do livro, 1970.
______. O segundo sexo: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo:
Difusão Europeia do livro, 1967.
FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista Usp, São Paulo, n.53, p. 166-182, mar.-mai./2002.
REZENDE, V. L. G. Da crônica jornalística ao conto: a transformação da escrita em Dinorath do Valle. 2019. 231 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2003.
SILVA, A. M. S. Dinorath do Vale: literatura e experiência midiática. In:______. Os bárbaros submetidos. São Paulo: Unimar, 2006. p. 135-147.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.