Questão identitária e cultural norte-americana na adaptação da biografia de Alexander Hamilton no musical Hamilton: the revolution
Palavras-chave:
Hamilton, Identidade, CulturaResumo
O presente artigo apresenta o diálogo da conjuntura político-social norte-americana na atualidade, questionando os problemas migratórios e o preconceito racial por meio do musical da Broadway Hamilton: the revolution, de 2016, com base na teoria dos estudos culturais. Como tratamos do texto biográfico de Alexander Hamilton e da releitura para o musical, utilizaremos a teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), Bhabha (2019), para examinar o processo de colonização e Hall (2000), para observar o conflito de identidade.
Downloads
Referências
BHABHA, H. K. Local da cultura. Tradução Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
CHERNOW, R. Alexander Hamilton. London: Head of Zeus, 2005.
HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Tradução André Cechinel. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
JUNQUEIRA, M. A. Estados Unidos: Estado nacional e narrativa da nação (1776-1900). São Paulo: Edusp, 2018.
MARCUS, L. Finding Alexander Hamilton in Nevis. Disponível em: https://edition.cnn.com/travel/article/alexander-hamilton-nevis/index.html. Acesso em: 21 maio 2019.
MIRANDA, L.-M.; MCCARTER, J. Hamilton: the revolution. New York: Grand Central, 2016.
TIME. A Reckoning After Trump’s Border Separation Policy: What Kind of Country Are We? | Time. Disponível em: http://time.com/magazine/us/5318226/july-2nd-2018-vol-192-no-1-u-s/>. Acesso em: 8 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.