A viúva e o papagaio - uma história verídica: Virgínia Woolf e um conto do realismo maravilhoso

Autores

  • Danielli de Cássia Morelli Pedrosa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Embora seja possível reconhecer neste conto de Virgínia Woolf uma predominância do Realismo Maravilhoso, alguns traços do Fantástico são facilmente verificados, sugerindo uma escrita de transição entre os dois gêneros, algo bastante coerente com o período literário em que o texto foi elaborado e com o estilo experimental da autora. Por mais que ambos os gêneros compartilhem muitos elementos, nada impede a identificação das diferenças entre eles através da análise de seus estatutos narrativos. O objetivo deste estudo é destacar tal diversidade e o aproveitamento estratégico de cada um e os efeitos de tal utilização na obra desta autora ímpar e original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielli de Cássia Morelli Pedrosa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Letras / Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Mestrado em Letras/Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Tem experiência como professora na área de Letras, com ênfase em Literatura. Tem experiência como Psicoterapeuta na área de Psicologia Clínica.

Referências

CARPENTIER, A. O reino deste mundo. Trad. Marcelo Tápia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

______________ Ensayos Selectos. Buenos Aires: Corregidor, 2003.

CARPEAU. O. M. História da Literatura Ocidental, volume IV. São Paulo: Leya, 2011.

CHIAMPI, I. O Realismo Maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 2012.

TODOROV, T. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2013.

WOOLF, V. Contos Completos. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Morelli Pedrosa, D. de C. (2018). A viúva e o papagaio - uma história verídica: Virgínia Woolf e um conto do realismo maravilhoso. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11645