A SABEDORIA DA INCERTEZA COMO ESPÍRITO DO ROMANCE EM MILAN KUNDERA
Resumo
Para o romancista tcheco Milan Kundera há coisas que apenas o romance pode dizer. Isso significa que o romance pode alcançar reflexões acerca da condição humana inacessíveis a outros campos do conhecimento, como às ciências. Nesse sentido o escritor estabelece como um dos fundamentos da arte romanesca a noção de uma sabedoria da incerteza, da qual trataremos brevemente neste artigo, à luz de reflexões propiciadas pela Epistemologia do romance.Downloads
Referências
ALVES, P. M. S. Introdução. In: A crise da humanidade européia e a filosofia. Covilhã: LusoSofia:Press, 2006.
BARROSO, M. V. Milan Kundera: uma literatura dos paradoxos terminais da modernidade. 2011. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/eventos/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC0845-1.pdf> Acesso em setembro de 2017.
______________. A obra romanesca de Milan Kundera: um projeto estético conduzido pela ação de Don Juan. Tese (Doutorado em literatura). Universidade de Brasília. Brasília, 2013. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B3rYBdIpwpzbZFpxLXFDQ01xNnM/edit>
Acesso em setembro de 2017.
BARROSO, W. Elementos para uma Epistemologia do Romance. In
Colóquio: Filosofia e literatura, 2003, São Leopoldo. Usininos.
BARROSO, W. A voz filosófica do narrador kunderiano. XI Congresso Internacional da ABRALIC: Tessituras, Interações, Convergências, 2008. Disponível em: < http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/049/WILTON_FILHO.pdf>. Acesso em setembro de 2017.
BARROSO, W.; BARROSO, M. V. Epistemologia do Romance: uma proposta metodológica possível para a análise do romance literário. 2015. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B3rYBdIpwpzbeHV6cFpHWkF5Yms/view> Acesso em setembro de 2017.
______________. O Idílio como espaço de intersecção entre literatura e filosofia na obra de Milan Kundera. Revista Brasileira de Literatura Comparada v.18 n. 31, 2017. Disponível em: <http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/413/410> Acesso em setembro de 2017.
BEAUVOIR, S. DE. O Existencialismo e a sabedoria das nações. Lisboa: Minotauro, 1965.
HUSSERL, E. The Crisis of European Sciences and Transcendental Phenomenology. 5a ed. Northwestern University Press, 1970.
______________.A crise da humanidade européia e a filosofia. 3a ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.
KUNDERA, M. A imortalidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
(Versão E-book).
______________. Os testamentos traídos. 1a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
______________. A cortina: ensaio em sete partes. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
______________. A arte do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LE GRAND, E. Kundera or the memory of desire. Canadá: Wilfrid Laurier University Press, 1999.
LIMA, L. C. O controle do imaginário & A afirmação do romance. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MILETIC, T. European literary immigration into the french language. New York: Faux Titre, 2008.
NIETZSCHE, F. A gaia ciência. 6a ed. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.
RICARD, F. Agnes’s Final Afternoon. Harper Perennial, 2003.
ZILLES, U. A fenomenologia Husserliana como método radical. In: A crise da humanidade europeia e a filosofia. 3a ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.