Quando a literatura encontra o cinema: um estudo sobre a Intermidialidade

Autores

  • Eliane Aparecida Machado Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Uma investigação que se apropria do conceito de “Literatura Comparada” como um estudo com foco em diferentes áreas do conhecimento, por meio de estratégias intertextuais e, portanto, de natureza dialógica, porque propõe um diálogo entre diferentes esferas da expressão humana, em verdade, está a sugerir um provável diálogo entre textos de naturezas diversas, mas também com intencionalidades diversas. Neste artigo, propõe-se um estudo sobre o elemento verbo-visual presente em diferentes mídias: um conto e sua adaptação no formato em curta-metragem de animação, para observar seus efeitos e intencionalidades, assim como avaliar o impacto do meio de veiculação de tais textos em sua recepção, o momento em que a literatura e o cinema se encontram num entrecruzar de mídias.

Palavras-chave: literatura comparada, adaptação, mídia, intermidialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter Artes / Inter Media. Revista Aletria. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais. n. 14, p. 11-41, jul-dez. 2006. (Versão impressa e digital. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/issue/view/96>)

____________. Intermidialidade. In Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes. V.1, n.2. Belo Horizonte: EBA UFMG, 2009. (Versão impressa e digital. Disponível em: < http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/search/search >)

GENETTE, Gérard. Palimpsestos – A literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010, p. 11-23.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In DINIZ, Thaïs F. N.; REIS, Eliana Lourenço de Lima (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

Fundação José Saramago, https://www.josesaramago.org/, acessado em outubro-novembro de 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Machado, E. A. (2018). Quando a literatura encontra o cinema: um estudo sobre a Intermidialidade. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11055