A memória e o esquecimento no conto “Funes, o memorioso”, de Jorge Luis Borges

Autores

  • Carlos Henrique Durlo Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

O presente artigo objetiva promover algumas reflexões acerca da memória e do esquecimento por meio da leitura do conto Funes, o memorioso (1999), do escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges. A memória está entrelaçada ao esquecimento e no conto o narrador assume o papel de rememoração dos fatos vividos pelo protagonista, enquanto a personagem Funes protagoniza a proteção da ameaça ao apagamento da memória, que pode ser causada pelo esquecimento, considerando que o ato de lembrar é o critério primordial para o não esquecimento. No estudo dos conceitos de memória e esquecimento, recorremos às reflexões teóricas dos principais estudiosos do assunto, por ordem cronológica: Maurice Halbwachs (1990), Henri Bergson (1999), Márcio Seligmann-Silva (2003), Paul Ricouer (2008), Paolo Rossi (2010) e Jacques Le Goff (2013). Para estudo e compreensão da obra de Borges e do conto Funes, o memorioso, os apontamentos crítico-literários de Jorge Schwartz (2000), Teixeira (2010), entre outros, foram imprescindíveis à nossa leitura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Durlo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando na área de Estudos Literários pela mesma Universidade. Linha de Pesquisa: Literatura e Historicidade.

Referências

ALMEIDA, Eneida de; BOGÉA, Marta. Esquecer para preservar. Revista Arquitextos. São Paulo, SP, ano 8, n. 091.02, p. 2 – 17, Dez. 2007.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BORGES, Jorge Luis. O pensamento vivo de Jorge Luis Borges. São Paulo: Martin Claret, 1987.

____. Ficções. São Paulo: Globo, 1999.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Vértice, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 7ª ed. Revista – Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

LUCENA, Sarah Catão. Funes, o arquivista da memória: reflexões sobre memória e esquecimento na contemporaneidade. Baleia na Rede. Marília, SP, ano 8, Vol. 1, n. 8, p. 90 – 97. Dez. 2011.

RICOUEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

SCHWARTZ, Jorge (Org.). Borges no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

TEIXEIRA, Heurisgleides Souza. Concepções de tempo e memória em Jorge Luis Borges: uma análise dos contos “Funes, el memorioso” e “La biblioteca de Babel”. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

Durlo, C. H. (2018). A memória e o esquecimento no conto “Funes, o memorioso”, de Jorge Luis Borges. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10591