A literatura curvando-se sobre si mesma em 1Q84, de Haruki Murakami

Autores

  • Isis Lopes de Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

A proposta para este artigo é destacar como a obra de Haruki Murakami, em especial a trilogia 1Q84, se insere no contexto da literatura contemporânea a partir do conceito de metaficção. Além disso, outros aspectos como complexidade, indeterminação e o papel do leitor serão destacados a fim de melhor delinear a contemporaneidade da obra. Como suporte teórico, serão abordados os trabalhos de Gustavo Bernardo, com O livro da metaficção (2010), de Linda Hutcheon, principalmente com a resenha elaborada por Brunilda Reichmann (2008) sobre Narcissistic narrative, e de outros autores como Ricardo Piglia e Antoine Compagnon. Assim, a intenção aqui é apontar em 1Q84 de que modo a metaficção pode ser vista como uma faceta da literatura contemporânea e como ela se relaciona aos demais elementos narrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Lopes de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado

Referências

ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ______. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. 2. ed. São Paulo: Duas cidades; 34, 2012.

BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MURAKAMI, Haruki. 1Q84: Livro 1. Tradução de Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MURAKAMI, Haruki. 1Q84: Livro 2. Tradução de Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Tradução de Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

REICHMANN, Brunilda. O que é metaficção?: Narrativa narcisista: o paradoxo metaficcional, de Linda Hutcheon. 2008. Disponível em: < http://www.uniandrade.br/docs/mestrado/pdf/publicacoes/metaficcao.pdf>.

TEIXEIRA, Jefferson. Ouvindo a canção do vento. Revista Cult, n. 80, p. 50-53, mai. 2004.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

Lopes de Almeida, I. (2018). A literatura curvando-se sobre si mesma em 1Q84, de Haruki Murakami. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10548