CHAMADA ABERTA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: Literatura, mercado e consumo
Dossiê: Literatura, mercado e consumo
Data de início das submissões: 11/10/2024
Prazo final de submissão: 25/01/2025
Comissão organizadora:
Prof.ª Dr.ª Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Rodrigues Moreira (UPM)
Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.
Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores antes de fazer a submissão.
Ementa:
Nos estudos literários, a valorização da tradição e a ênfase na leitura de clássicos sempre desempenharam um papel central. Autores canônicos, obras literárias calcadas na tradição e estéticas consagradas têm sido a força motriz nos contextos acadêmicos, sob a premissa de que eles configuram a base do que ficou entendido como “alta literatura” (Perrone-Moisés, 1998). Entretanto, não se pode ignorar a relevância do mercado literário, que, impulsionado pela lógica da indústria de consumo (Adorno; Horkheimer, 2002), dá visibilidade a best-sellers e gêneros considerados menores, abordados como literatura “de massa” ou “de entretenimento”.
As chamadas “literaturas comerciais”, no entanto, apesar de menos valorizadas pela crítica acadêmica, vêm ganhando terreno no mercado editorial contemporâneo. Gêneros como new adult, chick lit, romances de fantasia e policiais, thrillers, entre outras formas de narrativas de nicho, continuam a atrair uma base significativa de leitores. Essa literatura responde a demandas específicas de um público que busca entretenimento, identificação e, por vezes, também uma forma de instrução que se articula com pautas sociais emergentes.
Este dossiê objetiva abrigar trabalhos que examinem essas literaturas e os subgêneros que a elas se associam, analisando suas dinâmicas de consumo, recepção e produção no contexto da indústria cultural. Serão aceitos artigos que apresentem tanto abordagens teóricas quanto estudos de caso, revisões de literatura, estudos comparativos, entre outros enfoques metodológicos, e que versem sobre as seguintes temáticas (ou outras a elas relacionadas):
- a relação entre a indústria literária e o acesso a determinados tipos de leitura;
- os modos como essas obras se posicionam em relação a questões sociais contemporâneas — como representações de gênero; protagonismo feminino; relacionamentos interpessoais e abusivos; dinâmicas de emancipação ou não dos sujeitos; questões raciais e étnicas; reforço ou desconstrução de estereótipos; etarismo —, assim como seus impactos na formação de identidades de leitores;
- os processos de convergência midiática que envolvem essas obras, que costumam ser adaptadas para ou derivadas de outros formatos midiáticos, como séries de televisão, filmes ou games;
- abordagens voltadas ao consumo e às relações dos leitores com essas obras;
- as fronteiras entre a “alta literatura” e as literaturas comerciais;
- os usos dessas obras nos processos educativos e de formação de leitores.
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello; ROCHA, Rose de Melo (org.). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró, 2011.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica dos escritores modernos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.