Estudo das propriedades psicométricas da versão 3 da bateria informatizada de linguagem oral

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
  • Josilene da Costa Plácido de Freitas
  • Nayara Martoni Piovezan
  • Luana Comito Muner

Resumo

A linguagem é um processo complexo composto por um conjunto de códigos
lingüísticos, organizados em linguagem oral e escrita, cujo objetivo é a
comunicação. Nessa perspectiva, o presente estudo visa verificar evidências de
validade para a Bateria Informatizada de Linguagem Oral – (BILOv3), por meio
da correlação com o Teste Token, bem como características psicométricas para a
BILOv3. A BILOv3 é um instrumento informatizado, que tem como objetivo
avaliar a compreensão da linguagem oral em alunos da educação infantil ao
quinto ano do ensino fundamental. Por sua vez, o Teste Token avalia a
compreensão da linguagem, em crianças e adultos, por meio de comando verbal,
com diferentes graus de complexidade e que envolve a manipulação de peças. A
partir disso, participaram do presente estudo 101 estudantes do 1º ao 3º ano do
ensino fundamental que frequentavam regularmente uma escola particular de
Natal, Rio Grande do Norte. Os resultados revelaram correlação das provas
Organização Lógico-Verbal (OLV) e Sequência Lógica (SL) com o Token total.
Foi verificada associação entre cada prova da BILO e escore total por meio da
correlação de Pearson, que revelou associações altamente significativas. As
provas Completar Histórias (CH), Completar Frases (CF), OLV, SL apresentaram
correlação acima de 0,80, enquanto que a Compreensão Morfossintática (CM) e
Interpretação de História (IH) apresentaram associações iguais a 0,70 e 0,79
respectivamente. A precisão pelo Alfa de Cronbach variou de 0,43 a 0,89,
indicando revisão da prova CH para esta amostra. Pode-se constatar
características psicométricas adequadas para a BILOv3, assinalando-se a
importância de outras análises a fim de melhor adequar a bateria à amostra
investigada.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos