Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e Atenção Compartilhada

Autores

  • Margareth N. Montenegro

Resumo

A comunicação Social Inicial compreende habilidades que surgem cedo na primeira infância-Orientação Social (OS) e Atenção Compartilhada (AC). Pesquisas têm salientado a importância de avaliar os distúrbios na comunicação social, uma vez que o déficit em OS associado com o déficit de AC encontram-se entre os mais fortes preditores de diagnóstico dos TDIs,  com especial destaque para o autismo. Com base nos métodos de avaliação de observação estruturada o estudo desenvolveu o Protocolo de Avaliaçao da Comunicação Social Inicial  PACSI. O protocolo apresenta 16 provas, sendo 8 provas de Orientação Social, subdivididas em 4 provas de Orientação p/ Pessoas (OpP) e 4 de Orientação p/ Objetos (OpO) e 8 de Atenção Compartilhada, subdivididas em 4 de Iniciação de Atenção Compartilhada (IAC) e 4 de Resposta de Atenção Compartilhada (RAC). A administração do protocolo dura em média 10 a 15 minutos e pode ser aplicado em crianças a partir de12 meses. Os primeiros resultados apresentam diferenças significativas desses comportamentos nas crianças com TID e sugerem que o protocolo PACSI poderá detectar os déficits dessas habilidades e viabilizar o diagnóstico precoce das crianças com TID em fase pré-verbal.

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Publicado

16-03-2018

Edição

Seção

Artigos