Atuação do Fisioterapeuta na realidade escolar de crianças com deficiência física: uma perspectiva integradora
Resumo
Este trabalho teve por objetivo identificar e analisar criticamente a atuação do fisioterapeuta na realidade escolar de alunos portadores de deficência física, com vistas a favorecer o desenvolvimento e o desempenho escolar desses alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo a utilização de revistas semi-estruturadas com fisioterapeutas de uma Escola Especial e de uma Unidade de Classes Especiais em escola comum da rede municipal de ensino de São Paulo. A partir das entrevistas e do referêncial teórico pesquisado, evidenciou-se que o fisioterapeuta poderá contribuir com a escolarização do aluno portador de deficiência física atuando de diferentes maneiras. Dentre essas, destaca-se a adequação da postura sentada em sala de aula; favorecimento da independência do aluno dentro e fora do ambiente escolar, assim como trabalhar com vistas à inclusão desses alunos na escola comum. Nessa perspectiva, o fisioterapeuta pode contribuir para a inclusão social do aluno portador de deficiência física.Downloads
Não há dados estatísticos.