Avaliação de problemas emocionais/comportamentais em pré-escolares na perspectiva dos pais e das mães

Autores/as

  • Marina Monzani da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Carolina Fernandes da Matta Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

Ainda que ambos os pais convivam com seu filho no mesmo contexto, a interação de cada um com este é diferente, assim como suas próprias percepções sobre os comportamentos desta criança. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo verificar as concordâncias e discordâncias nas avaliações dos problemas emocionais/comportamentais de crianças pré-escolares a partir da perspectiva de pais e mães. Para tanto, 19 pais e mães de crianças com idades entre 2 e 4 anos, estudantes de escolas municipais infantis, responderam ao CBCL/1,5-5 (Child Behavior Checklist). A correlação de Spearman entre as pontuações dos informantes variou de –0,171 a 0,464 para as diferentes escalas do instrumento. O teste dos postos sinalizados de Wilcoxon para amostras pareadas não indicou diferenças significativas entre os escores médios obtidos. Os índices de concordância da pontuação na faixa normal ou clínica do CBCL/1,5-5 variaram de não concordante à concordância moderada, sendo a maior concordância encontrada nas escalas Problemas de oposição e desafio (Kappa = 0,477) e Problemas com o sono (Kappa = 0,441). Ainda que tenham sido encontradas mais semelhanças do que diferenças entre as avaliações feitas pelos pais e mães sobre o comportamento das crianças desta amostra, defende-se a importância de avaliações a partir de múltiplos informantes para o rastreio de problemas e/ou melhor compreensão do quadro clínico.

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Publicado

2019-01-18

Número

Sección

Artigos