Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com deficiência intelectual: diferença entre os sexos

Autores/as

  • LEANDRO MARTINEZ VARGAS Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.
  • GUSTAVO LUIS GUTIERREZ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
  • JOSÉ ROBERTO HERRERA CANTORANI Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil. Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.
  • LUIZ ALBERTO PILATTI Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil.
  • JOSÉ IRINEU GORLA Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento das habilidades
motoras fundamentais (HMFs) ligadas à locomoção e ao controle de
objetos de crianças com deficiência intelectual. A amostra foi composta por
meninos (n = 28) e meninas (n = 19), com idades variando de 7 a 12 anos
(M idade = 9,6 anos, DP = 1,6). As HMFs foram avaliadas por meio do Test
of Gross Motor Development – 2 (TGMD-2). Os resultados registraram um
quociente motor geral médio superior para os meninos. Nas 12 habilidades
motoras testadas, os meninos apresentaram superioridade. Contudo, quando
se consideraram os critérios de classificação estabelecidos pelo TGMD-2, verificou-se que 46 das 47 crianças avaliadas estão abaixo da média em termos de desenvolvimento motor, de acordo com a idade e o sexo.

Palavras-chave
Desenvolvimento. Habilidade motora. Deficiência intelectual. Meninos.
Meninas.

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Publicado

2018-09-04

Número

Sección

Artigos