Funções executivas e habilidades sociais no espectro autista:Um estudo multicasos

Autores/as

  • Samantha Santos de Albuquerque Maranhão
  • Izabel Augusta Hazin Pires

Resumen

O presente estudo objetiva investigar as habilidades sociais, funções executivas e teoria da mente de crianças com diagnóstico de Autismo. Tal hipótese fundamenta a heterogeneidade sintomática vigente na nosologia do Autismo, bem como auxilia o diagnóstico e tratamento adequado. Trata-se de estudo multicasos guiado por princípios metodológicos de Luria. Participaram seis crianças diagnosticadas com Autismo. O protocolo avaliativo contemplou anamnese com os pais, entrevista com as escolas, testes psicométricos e atividades qualitativas. Refuta-se a hipótese inicial de que o nível de inteligência influenciaria diretamente sobre as habilidades sociais. Confirma-se, entretanto, o papel decisivo do nível de desenvolvimento da linguagem para a interação e compreensão dos processos sociais. Logo, os perfis executivos e de habilidades sociais são influenciados diretamente pelo nível de desenvolvimento da linguagem verbal.

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Publicado

2018-03-20

Número

Sección

Artigos