Compreensão de leitura em alunos de educação de jovens e adultos avaliada pelo teste de cloze
Resumen
Este estudo avaliou a compreensão de leitura em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) afim de comparar os resultados obtidos com os de crianças na mesma etapa escolar do ensino regular e investigar, exploratoriamente,
diferenças em função do gênero e idades dos participantes e da classe gramatical dos itens do teste. Participaram 79 alunos entre 18 e 69 anos que frequentavam regularmente o 5º ano do ensino de EJA. Foi aplicado o Teste de Cloze Básico “O menino marrom” coletivamente em uma única sessão em sala de aula. Os alunos de EJA obtiveram pontuação inferior em comparação a alunos da mesma série de escola regular. Houve efeito de faixa etária dos alunos
de EJA, com desempenho inferior para os alunos mais velhos, mas não houve diferenças entre gêneros. Os alunos obtiveram maior porcentagem de acertos em substantivos e preposições, com menores porcentagens em adjetivos. Os
dados revelaram que os leitores da EJA demonstraram dificuldade de compreender a linguagem escrita, sugerindo a importância de intervenção no ensino de leitura para possibilitar que os estudantes obtenham melhores desempenhos