O teste do desenho da figura humana em crianças com e sem queixas de agressividade: estudo piloto

Autores/as

  • Caroline Meneghin Mansur
  • Rauni Jandé Roama Alves
  • Tatiana de Cássia Nakano
  • Sylvia Maria Ciasca

Resumen

O Desenho da Figura Humana (DFH), teste passível de avaliar aspectos cognitivos, emocionais e de personalidade, é uma ferramenta muito utilizada internacionalmente. Contudo, no Brasil sua aplicação é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia apenas para avaliação de desenvolvimento cognitivo. Os estudos de validação para a avaliação de aspectos emocionais ainda encontram-se em desenvolvimento e com o presente trabalho esperou-se obter novos dados a esse respeito. Objetivou-se nessa pesquisa comparar o desempenho no DFH (sistema Wechsler), enquanto medida cognitiva, de grupos de crianças com (n=17) e sem queixa de agressividade (n=14), a fim de verificar possíveis indicadores que funcionassem também enquanto representativos de aspectos emocionais, mais especificamente a agressividade. O projeto contou com três fases. Na primeira, foram selecionadas crianças com e sem queixa de agressividade, por indicação de seus professores. Em seguida, foi aplicado o Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven em ambos os grupos, a fim de selecionar aquelas crianças que possuíam inteligência dentro ou acima da média. Na terceira fase foi aplicado o DFH nas crianças selecionadas. Verificou-se que houve diferenças estatísticas entre os grupos no item Vestimenta da Figura Feminina (p=0,019), no total da Figura Feminina (p=0,026) e no Total Bruto do teste (p=0,044), com pior desempenho do grupo com queixas. A possível existência de indicadores representativos da agressividade no modelo tipicamente utilizado como avaliação cognitiva foi especulada.

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Publicado

2018-03-20

Número

Sección

Artigos