A capacitação de professores do ensino fundamental para orientação de alunos sobre a postura sentada

Autores/as

  • Maria Cecília dos Santos Moreira
  • Fátima Aparecida Caromano
  • Mariana Calil Voos

Resumen

Introdução: A permanência prolongada na postura sentada por crianças induz hábitos inadequados e alterações biomecânicas e funcionais que podem persistir durante toda a vida. O fisioterapeuta pode realizar programas educacionais para prover treinamento aos professores para orientação adequada de seus alunos sobre a postura adequada. Objetivos: Organizar um programa de treinamento sobre postura sentada para professores do ensino fundamental, com base na literatura; aplicar o programa e avaliar suas limitações na perspectiva dos professores. Método: Dez professores do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de São Paulo. A pesquisa foi dividida em quatro fases: elaboração do programa de ensino; caracterização dos participantes; avaliação de aprendizagem pré e pós-intervenção; aplicação de um questionário para avaliar as dificuldades da transposição dos conhecimentos adquiridos para a rotina de sala de aula após um mês de experiência do professor com seus alunos. Resultados: Os dez participantes relataram inadequação do mobiliário no ambiente escolar e apresentaram melhorias no seu conhecimento, observado no pós-teste, mas apresentaram dificuldades em transpor esse conhecimento para a rotina de classe. Conclusão: O programa foi eficaz para ampliar o conhecimento dos professores sobre a postura sentada, mas precisa ser aprimorado em métodos de intervenção em sala de aula e formas de treinamento desta atividade.

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Publicado

2018-03-19

Número

Sección

Artigos