Educação para e pelo trabalho: a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho

Autores/as

  • Cristiano Pedroso
  • Milton Hideo Shinohara

Resumen

O presente artigo trata do relato de quatro profissionais, de uma instituição filantrópica, sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. A instituição possuía, em sua configuração, um programa denominado EPPT (Educação para e pelo Trabalho), cujo objetivo era acompanhar o processo de inclusão, desde a preparação do candidato, até um ano após sua contratação pelas empresas. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado um roteiro de quatorze perguntas, apresentadas aos profissionais durante a realização de entrevista semi-dirigida.Todas as entrevistas foram transcritas e submetidas a uma análise dos conteúdos nela apresentadas segundo a técnica proposta por Trivinos. A partir da análise realizada, verificou-se que o processo de inclusão é dificultado, principalmente, não pelas caractersticas da deficiência intelectual, mas sim pelo medo, preconceito e falta de informação manifestados pelas famílias, e pelos empregadores. A pesquisa levanta a necessidade de mais estudos sobre o tema, reforçando a necessidade de elaborações de propostas para otimizar os potenciais da diversidade, objetivando uma configuração social que represente, de forma unificada, os valores da constituição da república, com espaço, equidade e oportunidades para todos.

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Publicado

2018-03-19

Número

Sección

Artigos