Interdisciplinaridade e transtornos globais do desenvolvimento uma perspectiva de análise

Autores/as

  • Maria Eloísa Fama D'Antino

Resumen

Este artigo se propõe a uma reflexão teórica sobre a abordagem interdisciplinar no trato do complexo e interdependente processo de saúde e educação de crianças com transtorno globais de desenvolvimento a fim de incitar uma discussão que possa resultar em novas propostas de ação e intervenção, para além das fronteiras impostas pelas especialidades. Visando apontar a importância de se estabelecer parâmetros conceituais que venham a colaborar na definição de modelos de diagnóstico e intervenção, numa perspectiva interdisciplinar dirigidos a pessoas com quadro de transtornos globais de
desenvolvimento, partiu-se dos conceitos atuais sobre transtornos globais do desenvolvimento - TGD e de interdisciplinaridade para, a partir da possibilidade de diálogo inter-áreas, possa se pensar em modelos de pesquisa que abarquem a multifacetada e complexa questão que envolve essa parcela da população. Conclui-se que o avanço nessa direção possa se dar par-e-passo, se constituindo e se firmando a cada novo projeto de pesquisa, a partir de uma atitude de abertura para o novo. Atitude esta favorável às trocas conceituais, lingüísticas, metodológicas etc, desprovida de competitividade e individualismo e que nascem no seio de cada grupo de pesquisa pela via do diálogo.

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Publicado

2018-03-19

Número

Sección

Artigos