Autismo e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Avaliação Neuropsicológica

Autores/as

  • Fernanda Orsati

Resumen

O autismo está inserido dentro dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) sendo caracterizado por uma tríade de comprometimentos que atinge a interação social, comunicação e comportamento. Atualmente o diagnstico é realizado por observação e relatos comportamentais. Novas possibilidades de determinar um marcador diagnóstico preciso vêm sendo amplamente discutidas na literatura tais como: achados de ressonância magnética funcional, histológicos, neuropsicológicos e de movimento ocular. Desta maneira, a avaliação de funções executivas contribui para elucidação do funcionamento neubiolgico, assim como maior precisão no desenvolvimento de intervenções nesse distúrbio. O presente trabalho objetiva avaliar as Habilidades Executivas em crianças e adolescentes com TID. Método: Foram avaliadas 10 crianças e jovens com TID, com idade média de 11,9 (DP=3,22), pareados por idade e sexo com 10 crianças e jovens com desenvolvimento típico. Avaliou-se as Habilidades Executivas através do Trail Making, Figura Complexa de Rey e Torre de Hani. Resultados: Observa-se diferenças significativas de desempenho entre grupos no Trail Making parte B, na reprodução de Memória com 3 e 30 minutos da Figura Complexa de Rey e na execução da Torre de Hani. Discussão: Encontrou-se um perfil de alterações neuropsicológicas nos indivíduos pesquisados delineado por uma falta de regulação da atenção voluntária, dificuldade em inibir um comportamento e direcioná-lo ao objetivo proposto na tarefa, alteração no planejamento de ação, dificuldade para iniciação de resposta, dificuldade na flexibilidade cognitiva; e habilidade de visuo-construção preservada. As alterações em habilidades executivas refletem nas relações sociais do indivíduo com o meio e com outras pessoas. A determinação desse perfil de dificuldades pode contribuir para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes para essa população.

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Publicado

2018-03-16

Número

Sección

Artigos