O psicologo na Educação Especial: posições do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

Autores/as

  • Marcos Vinicius de Araújo

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir a atuação do psicólogo na área da educação, mas especificamente, sua contribuição com relação à educação especial. Desta forma apresentamos nossa preocupação em acompanhar como vem atuando o psicólogo e de que maneiras os CRP -06 (Conselho Regional de Psicologia)e o CFP ( Conselho Federal de Psicologia) vêm informando, regularmentee orientandoo trabalho do psicólogo voltado para educação especial. Para tanto, analisamos a legislação e as normal federais e estaduais, além de documentos do CFP e CRP-06 que versam sobre educação. Procuramos incluir, com caráter ilustrativo, o ponto de vista de profissionais que atualmente vêm trazendo contribuições à discussão sobre a atuação do psicólogo no campo da educação especial. Tendo em vista a grande dificuldade em viabilizar, de forma concreta e eficaz, a inclusão do deficiente no contexto social, a atuação de vários profissionais é essencial para que a sociedade em que vivemos inclua essas pessoas respeitando-as como sujeitos. A partir das análises documentais e das entrevistas foi possível concluir que o psicólogo escolar tem importante e fundamental papel, atuando em conjunto com os professores para que possam proporcionar um melhor desenvolvimento da pessoa deficiente utilizando recursos da Psicologia para que haja um verdadeiro processo de inclusão dos deficientes. Apesar do grande esforço que vem sendo despendido pelo CRP-06, muito ainda tem que ser feito para que diminuam as distâncias entre as orientações dadas e as práticas dos psicólogos na educação.

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Publicado

2018-03-15

Número

Sección

Artigos