Formação dos professores do Ensino Fundamental para a proposta de educação inclusiva

Autores/as

  • Adriana Camejo da Silvia
  • Marcos José da Silveira Mazzotta

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar criticamente os documentos que norteiam os cursos de formação inicial de professores, em consonância com a proposta de atendimento educacional, na rede regular de ensino, aos portadores de deficiência. A metodologia utilizada encaminhou a seleção de alguns documentos de conteúdo significativo ao propósitodo trabalho, dos quais focalizaram-se questóes pertinentes à formação inicial dos professores. Os documentos foram analisados com base no referencial teórico estudado. inicialmente, de forma isolada e, a seguir, comparativamente. Os resultados desta análise indicam saberes necessários à docência voltada para o educando, de forma a diagnosticar e encaminhar situações em que se colocam necessidades educacionais especiaias, a fim de se orientar a intervenção pedagógica para a formação de cidadãos. O estudo dos documentos selecionados indicou que, para uma prática competente, os docentes deverão estar capacitados a desenvolver análise criteriosa acerca das necessidades individuais dos alunos, alem de pranejar a intervenção pedagógica segudo o resultado dessa análise.

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Publicado

2018-03-15

Número

Sección

Artigos