Inclusive education and intellectual disability in Brazil: integrative literature review
Keywords:
Inclusive pedagogical practices, Inclusive educational practices, School inclusion, Intellectual disability, Inclusive educationAbstract
The theme of inclusive pedagogical practices aimed at people with intellectual disability (ID) arouses the interest of many researchers, as if well established it has the possibility of contributing to inclusion in the school environment. However, the question arises: “Which aspects of pedagogical practice have been most studied in the inclusion process with students with ID, as well as what are the main findings of the studies developed?”. The objective of this study was to analyze the production of knowledge in theses and dissertations about educational practices from the perspective of inclusion among students with ID in regular education. The survey resulted in 70 studies that were analyzed from a methodological and thematic point of view between the years 2000 and 2022. The categorization of elements was obtained through pre-analysis and exploration of the results. Studies on pedagogical practices from the perspective of inclusion have been predominantly based on qualitative approaches, very concentrated in the southeast region. Furthermore, it is suggested that there is a need to review teaching and assessment methodologies, invest in teacher training proposals and bring together the different inclusion actors. Ultimately, it involves rethinking the inclusion process guided by systemic and complexity concepts.
Downloads
References
ABDALLA, A. P. Representações de professores sobre a inclusão escolar. 2016. 128 f. Dis sertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesqui ta Filho”, Rio Claro, 2016.
ALMEIDA, R. V. de M. Escolarização de alunos com deficiência intelectual: a construção de conhecimento e o letramento. 2016. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016.
ALVES, J. O. N. G. As práticas educativas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que apresentem dificuldades de aprendizagem. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3805. Acesso em: 25 ago. 2023.
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Definition of Intellectual Disability. 2020. Disponível em: https://www.aaidd.org/in tellectual-disability/definition. Acesso em: 25 dez. 2020.
ARARUNA, M. R. Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado com o aluno que apresenta deficiência inte lectual. 2013. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/ handle/riufc/7569. Acesso em: 25 ago. 2023.
ARAÚJO, A. P. G. R. de. Inclusão em demanda na escola particular: em análise, práticas educativas inclusivas do deficiente no “currículo” em ação. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
ARAÚJO, L. A. S. de. Pedagogia da inclusão: a arquitetura institucional da política de inclusão escolar de pessoas com deficiência no estado de Minas Gerais. 2017. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14807. Acesso em: 25 ago. 2023.
ARAÚJO, M. A. Adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual: das concepções às práticas pedagógicas. 2019. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educa ção) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019. Disponível em: http://reposito rio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9632. Acesso em: 25 ago. 2023.
AZEVEDO, K. R. A deficiência intelectual no discurso e nas práticas de jovens nativos na Pedagogia de Orientação Inclusiva: um estudo em representações sociais. 2017. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31600. Acesso em: 25 ago. 2023.
BATISTA, C. A. M. Inclusão escolar: equívocos e insistência – uma história de reis, príncipes, monstros, castelos, cachorros, leões, meninos e meninas. 2012. 283 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3390. Acesso em 25 ago. 2023.
BERNARDO, J. H. S. Estudo de caso sobre inclusão escolar: reflexões de uma professo ra da classe comum. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/140300. Acesso em: 25 ago. 2023.
BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cida dania. Campinas: Papirus, 1998. (Série Educação Especial).
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Definition of Intellectual Disability. 2020. Disponível em: https://www.aaidd.org/in tellectual-disability/definition. Acesso em: 25 dez. 2020.
ARARUNA, M. R. Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado com o aluno que apresenta deficiência inte lectual. 2013. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/ handle/riufc/7569. Acesso em: 25 ago. 2023.
ARAÚJO, A. P. G. R. de. Inclusão em demanda na escola particular: em análise, práticas educativas inclusivas do deficiente no “currículo” em ação. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
ARAÚJO, L. A. S. de. Pedagogia da inclusão: a arquitetura institucional da política de inclusão escolar de pessoas com deficiência no estado de Minas Gerais. 2017. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14807. Acesso em: 25 ago. 2023.
ARAÚJO, M. A. Adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual: das concepções às práticas pedagógicas. 2019. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educa ção) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019. Disponível em: http://reposito rio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9632. Acesso em: 25 ago. 2023.
AZEVEDO, K. R. A deficiência intelectual no discurso e nas práticas de jovens nativos na Pedagogia de Orientação Inclusiva: um estudo em representações sociais. 2017. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31600. Acesso em: 25 ago. 2023.
BATISTA, C. A. M. Inclusão escolar: equívocos e insistência – uma história de reis, príncipes, monstros, castelos, cachorros, leões, meninos e meninas. 2012. 283 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3390. Acesso em 25 ago. 2023.
BERNARDO, J. H. S. Estudo de caso sobre inclusão escolar: reflexões de uma professo ra da classe comum. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/140300. Acesso em: 25 ago. 2023.
BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cida dania. Campinas: Papirus, 1998. (Série Educação Especial).
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 1º maio 2022.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https:// www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13146-6-julho-2015-781174-publicaca ooriginal-147468-pl.html. Acesso em: 1º maio 2022.
BRASIL. Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arqui vos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 1º maio 2022.
CABRAL, F. A. Inclusão escolar no ensino fundamental: estudo das relações sociais entre os alunos com e sem deficiência intelectual. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10293. Acesso em: 25 ago. 2023.
CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. 302 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2921. Acesso em: 25 ago. 2023.
CARVALHO, E. N. S. de. Interação entre pares na educação infantil: exclusão-inclusão de crianças com deficiência intelectual. 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1844. Acesso em: 25 ago. 2023.
CORREIA, M. A. de C. Os processos de significação presentes nas interações professor--aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2016. 262 f. Disser tação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132. Acesso em: 25 ago. 2023.
DUTRA, M. E. A. Os processos inclusivos de estudantes migrantes surdos em escolas da fronteira seca Brasil/Paraguai. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.
ERVILHA, G. C. Transtornos globais do desenvolvimento e a inclusão escolar: adequações curriculares para o ensino de história no ensino médio. 2019. 120 f. Dissertação (Mes trado em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2019.
FERNANDES, E. F. B. Dizeres e sentidos: análises de discursos produzidos em situação de inclusão escolar. 2009. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. Disponível em: https://repositorio. ufpb.br/jspui/handle/tede/6346. Acesso em: 25 ago. 2023.
FONSECA, G. F. Planejamento e práticas curriculares nos processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva. 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23029. Acesso em: 25 ago. 2023.
GAVIOLI, M. A. O. O processo de inclusão escolar no município de Ibiúna: descobrindo caminhos... rompendo com equívocos. 2006. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educa ção) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9876. Acesso em: 25 ago. 2023.
GIMENEZ, R. As concepções e os direitos das pessoas com deficiência: os desafios para ser sujeito da inclusão. Parlamento e Sociedade, v. 10, p. 123-136, 2022.
GIMENEZ, R.; ONHA, A. M. Educação física inclusiva: impactos da tutoria no desempenho de jovens com deficiência intelectual num jogo pré-desportivo. Cadernos de Pesquisa – Pensamento Educacional, v. 11, n. 18, p. 169-188, 2016.
GIMENEZ, R.; SILVA, M. H. Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade. Revista @mbienteeducação, v. 7, n. 2, p. 268-276, 2015.
LAGO, S. R. dos S. Ministério Público de São Paulo: atuação frente à pessoa com deficiência na inclusão escolar. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
LARA, P. T. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e expectativas de aprendizagem: análise do documento oficial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 2016. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10522. Acesso em: 25 ago. 2023.
LAVERGNE, R. F. A vontade de incluir: regime de verdade, recomposição das práticas e estratégias de apropriação a partir de um dispositivo de inclusão escolar em Fortaleza. 2009. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3267. Acesso em: 25 ago. 2023.
LEAL, W. de M. N. A inclusão escolar vivenciada no instituto federal do Ceará (IFCE) – Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior. 2015. 98 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/684. Acesso em: 25 ago. 2023.
LEITE, Z. H. M. Pertaining to school inclusion of pupils with mental deficiency in basic education: between possible and desirable one. 2006. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2006. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/122. Acesso em: 25 ago. 2023.
LOPES, A. P. de S. A tecnologia assistiva para a inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior: concepção e avaliação de um portal educacional para auxiliar a prática docente. 2019. 141 f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2773. Acesso em: 25 ago. 2023.
LOPES, I. A. de O. A inclusão escolar na esfera pública: concepções e possibilidades de concretização. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1132. Acesso em: 25 ago. 2023.
LOPES, I. A. Inclusão e direito à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escola municipal paulistana. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
LÚCIO, W. S. O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência: os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3530. Acesso em: 25 ago. 2023.
MARQUES, S. M. Pensar e agir na inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais decorrentes de uma deficiência, a partir de referenciais freirianos: rupturas e mutações culturais na escola brasileira. 2007. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MEDEIROS, C. T. de A. X. Alfabetização científica com um olhar inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
MENDES, C. B. de Q. Práticas inclusivas e representações sociais do aluno com Deficiência Intelectual (D.I.). 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.
MENEZES, A. R. S. de. Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende? 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10585. Acesso em: 25 ago. 2023.
MIETO, G. S. de M. Virtuosidade em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2010. 176 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8166. Acesso em: 25 ago. 2023.
MONDAINI, R. L. Vision of teachers of the early childhood education about the school inclusion. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
MONTEIRO, M. G. V. Práticas pedagógicas e inclusão escolar: o processo de ensino-aprendizagem de alunas com deficiência intelectual. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21074. Acesso em: 25 ago. 2023.
NANTES, D. P. Inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual: estudos sobre a práticas pedagógicas em sala de aula. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.
OLIVEIRA, V. C. de. Educação física e deficiência intelectual: prática pedagógica para a inclusão escolar. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau – Furb, Blumenau, 2013.
OLIVEIRA NETA, A. de S. A prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha: Unesco; Ministério da Educação e Ciência de Espanha, 1994.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-11 para estatísticas de mortalidade e morbidade. Versão: abril de 2019. Genebra: OMS, 2019.
PAIXÃO, K. de M. G. Mediação pedagógica e deficiência intelectual: em cena a linguagem escrita. 2018. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2018.
PEREIRA, A. R. Mulheres ditas com deficiência intelectual: limites e possibilidades dos contextos inclusivos. 2019. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
PEREIRA, A. C. B. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. 2020. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3157. Acesso em: 25 ago. 2023.
PETRECHEN, E. de H. Inclusão escolar e a atuação dos professores de deficientes mentais no Estado de São Paulo. 2006. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
PINHEIRO, L. M. Adaptações curriculares na 'inclusão' escolar de alunos surdos: intervenções colaborativas. 2018. 429 f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.
PORTA, W. C. S. Educational practice for students with intellectual disability in an elementary school with high Ideb. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
RABELO, L. C. C. Collaborative teaching as a strategy continued the formation of teachers to promote school inclusion. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
RAMBO, C. P. A inclusão escolar na perspectiva de alunos com deficiência no ensino superior: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
ROCHA, L. P. Estudo sobre a implantação do Projeto Escola Inclusiva em uma escola de Ensino Fundamental do interior de Goiás. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90311. Acesso em: 25 ago. 2023.
ROCHA, M. C. M. da. O processo de escolarização do aluno mutilado pelo câncer: a transformação da identidade no processo de inclusão escolar. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
RODRIGUES, E. A. F. A atuação do diretor e as contribuições da formação na construção de uma cultura escolar inclusiva. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20500. Acesso em: 25 ago. 2023.
RODRIGUES, M. A função social das classes especiais para deficientes mentais numa perspectiva crítica de inclusão escolar. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RUIZ, D. F. R. A inclusão de estudantes com deficiência intelectual na educação básica primária da Colômbia: políticas públicas e práticas pedagógicas. 2015. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.
SANTOS, M. L. A. dos. Política de inclusão escolar: uma análise do Programa Escola Acessível. 2017. 191 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SANTOS, R. A. dos. Inclusão escolar: a implementação da política de educação inclusiva no contexto de uma escola pública. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2015/10/ROG%C3%89RIO-AUGUSTO-DOS-SANTOS.pdf. Acesso em: ago. 2023.
SANTOS, T. C. C. dos. Educação inclusiva: práticas de professores frente à deficiência intelectual. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14539. Acesso em: 25 ago. 2023.
SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (org.). Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Censo da Educação Básica 2020. Disponível em: https://empregoinclusivo.sp.gov.br/2/censo-da-educacao-basica-aluno-em-2020/. Acesso em: 19 jan. 2023.
SATHLER, K. S. O. M. Inclusão e ensino de física: estratégias didáticas para a abordagem do tema energia mecânica. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
SILVA, Amanda Fernandes da. Diálogos formativos para práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil. 2017. 124 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
SILVA, C. A. B. A matemática como caminho da inclusão escolar. 2013. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/436. Acesso em: 25 ago. 2023.
SIQUEIRA, R. M. O trabalhador surdo nas indústrias de Pelotas: uma reflexão sobre a inclusão escolar na educação de jovens e adultos. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
SOUZA NETO, O. A. de. Ensino de Ciências da Natureza e Matemática: perspectivas de inclusão escolar em aulas de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola do interior paulista. 2019. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019.
SOUZA, A. da S. A inclusão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: um olhar com os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas. 2018. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14842. Acesso em: 25 ago. 2023.
SPAGNOL, B. A. A problematização das tarefas de casa no contexto da educação inclusiva: um estudo de caso. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91187. Acesso em: 25 ago. 2023.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
STIEGLER, V. Prática pedagógica inclusiva: o que as professoras têm a ver com isso? 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau – Furb, Blumenau, 2006. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2006/336939_1_1.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
TASSINARI, A. M. Formação e prática pedagógica de professores da EJA junto a estudantes com deficiência intelectual. 2019. 157 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
TINTI, M. C. Perspectivas para a prática pedagógica: o Portal do Professor e a inclusão escolar. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/92370. Acesso em: 25 ago. 2023.
TORRES, J. P. Formação e atitudes sociais sobre inclusão escolar em licenciandos de Ciências Exatas. 2018. 183 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10620. Acesso em: 25 ago. 2023.
VALADÃO, G. T. Inclusion in school and individual education plan: evaluation of a program of continuous training for educators. 2013. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
VELTRONE, A. A. Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual no estado de São Paulo: identificação e caracterização. 2011. 193 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
VICARI, L. P. L. Escolarização de Alunos com TEA: práticas educativas em uma rede pública de ensino. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/31971. Acesso em: 25 ago. 2023.
VIEGAS, A. P. da S. M. P. Cultura de paz e inclusão escolar: sentidos da política humanizadora no trabalho das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede pública municipal de Fortaleza - UFC. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34717. Acesso em: 25 ago. 2023.
ZANATA, E. M. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185052. Acesso em: 25 ago. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Postgraduate Journal in Development Disorders
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.