MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO ENTRE ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Marcia de Souza Leite Nepomuceno Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Analice Oliveira Fragoso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristiane Silvestre de Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente artigo tem como objetivos: (1) descrever o perfil escolar e de motivação dos estudantes da escola AEJA Mackenzie, (2) verificar se o histórico e o perfil escolar atual desses alunos têm associação com seu desempenho acadêmico, e (3) verificar se a motivação para o estudo dos alunos do EJA tem relação com seu desempenho acadêmico, este último considerado para a pesquisa como fator de maior relevância. Por meio de uma abordagem que segue o desenho de estudo transversal descritivo quantitativo, foram avaliados 87 alunos dos Ensinos Fundamental I e II da Escola AEJA Mackenzie de Educação de Jovens e Adultos. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se quatro questionários estruturados: (1) a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U) com a função de caracterizar o tipo  de motivação dos estudantes da EJA diante da aprendizagem; (2)  Questionário Social com dados sobre o perfil socioeconômico e questões ligadas à experiência escolar pregressa e atual dos alunos do EJA; (3) Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) para medida do Quociente de Inteligência (QI); e (4) Dados fornecidos pelo AEJA Mackenzie sobre desempenho acadêmico e evasão. Os resultados revelam que os motivos para abandonar a escola não estão relacionados à falta de interesse nos estudos, visto que 64,4% deixaram de estudar por necessidade de trabalhar. Quanto aos motivos para retomar os estudos na EJA, houve o predomínio da categoria “desejo em aprender a ler e escrever”, destacado por 47,1% dos entrevistados. Foi observado que as associações não foram estatisticamente significantes entre a motivação como consequência do desempenho acadêmico (computado em 2016; p=0,79) nem como preditor deste desempenho (analisado em 2017; p=0,37), enquanto o QI mostrou-se um dos principais preditores do desempenho acadêmico.

 

Palavras-chave: EJA; motivação; desempenho acadêmico

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Biografia do Autor

Marcia de Souza Leite Nepomuceno, Instituto Presbiteriano Mackenzie

Mestre e diretora da Escola AEJA Mackenzie do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Responsável pela área educacional-administrativa da Escola de Educação de Jovens e Adultos da Instituição há 02 anos, antes Professora-Coordenadora na mesma instituição por 8 anos.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pro.ª Dra. Coordenadora PPGDD_Preograma de Pós-Graduação Distúrbios do Desenvolvimento

Analice Oliveira Fragoso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Prof.ª Dra. - Coordenação de Apoio Pedagógico

Cristiane Silvestre de Paula, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Drª. PPGDD_Programa de Pós Graduação Distúrbios do Desenvolvimento

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Publicado

28-01-2020

Edição

Seção

Artigos