Avaliação multimétodo de competências empáticas em estudantes universitários
Abstract
Um grande volume de pesquisa tem sido dedicado ao estudo científico da empatia, com os pesquisadores frequentemente recorrendo ao uso de questionários como fonte de informação sobre o nível de competências empáticas dos participantes. No entanto, o uso exclusivo de questionários acarreta algumas limitações metodológicas importantes. Assim, é necessário o desenvolvimento de formas complementares de avaliação da empatia. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre autor-relatos de empatia em adultos e o seu desempenho em medidas comportamentais de capacidade empática – identificação de emoções em fotos de faces e avaliação do impacto subjetivo de vídeos emocionais. Participaram 81 adultos com idades entre 18 e 67 anos, que cursavam o ensino superior
em universidades públicas e privadas da cidade de São Paulo. Para avaliação das competências empáticas foi administrada a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis, bem como dois paradigmas
computadorizados. No primeiro, os participantes deveriam identificar a emoção presente em 40 fotos de rostos escolhendo uma de quatro emoções básicas: alegria, tristeza, raiva e medo. No segundo, os participantes observaram
pequenos clipes de vídeo com conteúdo emocional, sendo convidados a avaliar o seu nível de impacto emocional subjetivo. As análises de correlação realizadas indicaram uma complementaridade entre instrumentos de autor-relato e
medidas comportamentais, favorecendo uma abordagem multimétodo na avaliação das capacidades empáticas.