Síndrome de Down: Conhecendo a percepção dos pais sobre a atuação de profissionais de educação física
Abstract
O educador físico, como membro que integra a equipe multiprofissional nos programas de estimulação ao desenvolvimento da criança e do jovem com síndrome de Down (SD), deve promover a estimulação com atividades que proponham o desenvolvimento global, estimulando a saúde física, mental e social da criança. A participação dos pais nesse processo contribui para o melhor desenvolvimento do indivíduo. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de pais de pessoas com SD sobre a atuação de profissionais de Educação Física em um Projeto de Extensão à comunidade. Para isto, utilizou-se de uma entrevista semi-estruturada para os pais de adolescentes com SD. Estes adolescentes apresentam idade entre 10 e 20 anos. Os dados obtidos com as respostas foram tratados pela Análise de Conteúdo de Bardin, buscando eleger trechos significativos nas respostas dos indivíduos. Esta análise demonstrou que o envolvimento do profissional de Educação Física promove uma transformação real e uma mudança na vida dos indivíduos com SD onde a variabilidade na programação das aulas aponta resultados satisfatórios, motivando e proporcionando prazer aos mesmos além de estimular o seu desenvolvimento.