Treino cognitivo em crianças e adolescentes com sinais de desatenção e hiperatividade: proposta de protocolo de intervenção neuropsicológica nos domínios verbal e executivo
Abstract
Buscou-se explorar técnicas de reabilitação neuropsicológica com base em pesquisas científicas e sua relação com a melhora das funções cognitivas. A reabilitação neuropsicológica tem contribuído para a melhora no desempenho das atividades de vida diária e no aumento da qualidade de vida de pacientes com diferentes tipos de distúrbios que afetam o sistema nervoso. Este artigo apresenta um protocolo com atividades que envolvem o treino de habilidades nos domínios verbal e executivo. Para tal, os procedimentos foram divididos em duas fases, na primeira foi realizado um levantamento da literatura científica nos bancos de dados da Scielo e PubMed para a identificação de artigos relacionados à reabilitação de funções executivas e outras habilidades associadas, tais como memória operacional, atenção, flexibilidade cognitiva e a utilização de estratégias comportamentais. Na segunda fase, foi desenvolvido um protocolo de intervenção para treino cognitivo de habilidades de atenção e concentração em crianças e adolescentes com sinais de desatenção e hiperatividade. Como resultado, as tarefas selecionadas foram inseridas por terem caráter lúdico e de treino cognitivo. As atividades propostas foram: Organizar figuras, Tangram, Caça palavras, Jogo de Sete erros, Labirinto, Desenhos animados, Contar e Recontar histórias, Ligar os pontos, Construção de Histórias, Construção de blocos, Dominó baseado em imagens e contas matemáticas, Quebra Cabeças, Achando os opostos, Sudoku com imagens e Memória. Continuidades para esta pesquisa são necessárias a fim de verificar a eficácia da implementação deste programa.Downloads
Download data is not yet available.