Reflexões sobre bullying na realidade brasileira utilizando a técnica de análise de conteúdo: revisão bibliográfica
Abstract
Bullying é conceituado como um conjunto de comportamentos agressivos, físicos ou psicológicos, como chutar, empurrar, apelidar, discriminar e excluir que ocorrem entre colegas sem motivação evidente, e repetidas vezes, sendo que um grupo de alunos ou um aluno com mais força, vitimiza outro que não consegue encontrar um modo eficiente para se defender. O objetivo desse estudo é identificar e selecionar os principais artigos científicos disponibilizados em base de dados científica (Scielo) referentes ao bullying e analisar criticamente essa produção tendo como base a técnica de análise de conteúdo de Bardin em sua modalidade temática. Como critério de inclusão dos artigos, delimitou-se o período de 2006 a agosto de 2011. Foram selecionados 10 artigos relativos ao bullying. Os resultados encontrados indicam que as formas de intimidação mais frequentes foram a verbal, física, emocional, racial e sexual. Houve associação do bullying com o sexo masculino, hiperatividade e com problemas de relacionamento com os colegas. Conclui-se que há urgente necessidade de ações intersetoriais a partir de políticas e práticas educativas que efetivem redução e prevenção da ocorrência do bullying nas escolas, minimizando possíveis complicações sociais e de aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.