O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendizagem escolar

Authors

  • Karen Kaufmann Sacchetto
  • Vanessa Madashi
  • Geraldo Henrique Lemos Barbosa
  • Priscilla Ludovico da Silva
  • Raquel Caetano Teixeira da Silva
  • Beatriz Tomás da Cruz Filipe
  • João Roberto de Souza Silva

Abstract

A atividade lúdica, que pode se expressar no jogo, no brinquedo ou brincadeira, tem importância fundamental na educação escolar e na formação do homem. Ela permite ao educador perceber traços da personalidade e do comportamento do educando, o que facilita o planejamento de estratégias pedagógicas no ambiente lúdico, promovendo a motivação para uma melhor aprendizagem. O objetivo desse estudo foi fomentar uma reflexão sobre a importância do ambiente lúdico como fator motivacional para a aprendizagem escolar de crianças. A inserção de momentos específicos para o brincar, no ambiente escolar, deve ser utilizada nos processos de aprendizagem como uma estratégia útil para incentivar a participação da criança na realização das atividades. A brincadeira possibilita o desenvolvimento de aptidões físicas, mentais e emocionais. Educadores acreditam que quando a vivência de experiências lúdicas é adequada ao estágio de desenvolvimento da criança, resultará em uma aprendizagem rica e duradoura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-03-19

Issue

Section

Artigos