Atos de alguns professores para a construção de moral infantil
Abstract
Esta pesquisa refere-se aos atos de profissionais (professores atuantes no Ensino Fudamental - 4° série) que contribuem ou não para a construção da oral infantil.
Acreditando que o papel educador do professor perpassa pelas suas intervenções e elaborações a respeito e que o discurso de sua prática é um espelho de sua sala, analisamos algumas situações, relatadas por esses professores, nas quais estiveram envolvidos com a agressividades de seus alunos.
Os relatos dos professores foram obritodos em entrevistas nas escolas da rede pública e privadas e registrados por escrito. Esses registores foram analisados e do discurso dos professores e do discurso dos professores foram assinaladas características, posteriormente agrupadas em categorias.
A fundamentação teórica para a análise foram:
- os estudos de Piaget (1994), referentes ao desenvolvimento moral, em que sugere estágios pelos quais o sujeito passa, rumo a construção da autonomia;
- as pesquisas de Yus (1998), que surgerem pautas de atuação para uma organização do currículo em torno de temas, chamados transversais, no trabalho de sala de aula;
- Vasconcellos (1993), que nos sugere abordagens diversas às questões de sala de aula.