Educação inclusiva e deficiência intelectual no Brasil: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Gabriel Macedo Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, SP, Brasil
  • Priscila de Lima Leite Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, SP, Brasil.
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas inclusivas, Práticas educativas inclusivas, Inclusão escolar, Deficiência intelectual, Educação inclusiva

Resumo

A temática das práticas pedagógicas inclusivas direcionada ao público da deficiência intelectual (DI) desperta o interesse de muitos pesquisadores, pois, se bem estabelecida, tem possibilidade de contribuir para a inclusão no âmbito escolar. Contudo, cabe a pergunta: “Quais aspectos da prática pedagógica têm sido mais estudados no processo de inclusão de alunos com DI, bem como quais são os principais achados dos estudos desenvolvidos?”. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de conhecimento em teses e dissertações sobre as práticas educativas sob a perspectiva da inclusão de estudantes com DI no ensino regular. O levantamento resultou em 70 estudos que foram analisados sob o ponto de vista metodológico e temático entre os anos de 2000 e 2022. Obteve-se a categorização de elementos por meio de pré-análise e exploração dos resultados. Concluiu-se que os estudos sobre as práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão têm se baseado predominantemente em abordagens qualitativas, muito concentrados na Região Sudeste. Além disso, sugere-se a necessidade de rever metodologias de ensino e avaliação, e investir em propostas de formação docente e de aproximação entre os diferentes atores da inclusão. Enfim, envolve repensar o processo de inclusão norteado por concepções sistêmicas e de complexidade.

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25-09-2024

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Artigos