Perfil de Habilidades Adaptativas e Funcionalidade de Pessoas com Síndrome de Down
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Educação Especial, Deficiência Intelectual, CIF, Inclusão educacionalResumo
A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, sendo a alteração genética de maior prevalência na população. Em São Paulo, algumas instituições prestam serviços educacionais para a população com SD, sendo uma delas representante da atenção a 99 pessoas com o diagnóstico, com variabilidade de idade entre 8 e 57 anos. O presente estudo objetivou a análise documental do acervo de resultados de avaliações realizadas com esta população, especificamente no campo das habilidades adaptativas/funcionalidade, perfil cognitivo, desempenho escolar e motivação para apreender. Os resultados indicam uma diferença de perfil funcional entre crianças e adultos, sendo o grupo dos adultos com maior desempenho em habilidades adaptativas, além da identificação de correlações entre habilidades adaptativas e escrita (rs = 0,590; p < 0,05), desempenhos em matemática (rs = 0,763; p < 0,05), cognição (rs = 0,621; p < 0,05) e motivação interna (rs = 0,596; p < 0,05). Concluímos que as habilidades adaptativas e a funcionalidade constituem-se como um campo importante de trabalho com este segmento populacional.
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