Perfil de Habilidades Adaptativas e Funcionalidade de Pessoas com Síndrome de Down

Autores

  • Cristiano Pedroso Associação para o Desenvolvimento Integral do Down
  • Paulo Ricardo Sancori Cecilio Associação para o Desenvolvimento Integral do Down

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Especial, Deficiência Intelectual, CIF, Inclusão educacional

Resumo

A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, sendo a alteração genética de maior prevalência na população. Em São Paulo, algumas instituições prestam serviços educacionais para a população com SD, sendo uma delas representante da atenção a 99 pessoas com o diagnóstico, com variabilidade de idade entre 8 e 57 anos. O presente estudo objetivou a análise documental do acervo de resultados de avaliações realizadas com esta população, especificamente no campo das habilidades adaptativas/funcionalidade, perfil cognitivo, desempenho escolar e motivação para apreender. Os resultados indicam uma diferença de perfil funcional entre crianças e adultos, sendo o grupo dos adultos com maior desempenho em habilidades adaptativas, além da identificação de correlações entre habilidades adaptativas e escrita (rs = 0,590; p < 0,05), desempenhos em matemática (rs = 0,763; p < 0,05), cognição (rs = 0,621; p < 0,05) e motivação interna (rs = 0,596; p < 0,05). Concluímos que as habilidades adaptativas e a funcionalidade constituem-se como um campo importante de trabalho com este segmento populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBEDUTO, L.; WARREN, S.; CONNERS, F. A. Language development in Down syndrome: from the prelinguistic period to the acquisition of literacy. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Reviews, v. 13, n. 3, p. 247-261, 2007. DOI 10.1002/mrdd.20158.

ANJOS, C. C. dos et al. Fatores ambientais das crianças com Síndrome de Down conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 19, n. 2, p. 9-24, dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid =S1519-03072019000200002. Acesso em: 16 out. 2023. DOI 10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p9-24

APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM -5-TR. 5. Texto revisado. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.

AZEVEDO, C. C. de et al. O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com Síndrome de Down pode facilitar a alfabetização e contribuir para a inclusão no ensino regular? Revista Cefac, São Paulo, v. 14, n. 6, out./dez. 2012.

GOMES, A. L. L. A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual. Educar em Revista, n. 47, p. 285-300, jan. 2013.

HESSLING, A.; BRIMO, D. M. Spoken fictional narrative and literacy skills of children with Down syndrome. Journal of Communication Disorders, n. 79, p. 76-89, 2019. DOI https://doi.org/10.1016/j.jcomdis.2019.03.005.

LAVRA-PINTO, B. DE; LAMPRECHT, R. R. Consciência fonológica e habilidades de escrita em crianças com síndrome de Down. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 3, p. 287-292, jul. 2010.

NÆSS, K.; MELBY-LERVÅG, M.; HULME, C.; LYSTER, S. H. Reading skills in children with Down syndrome: a meta-analytic review. Research in Developmental Disabilities, v. 33, n. 2, p. 737-747, Mar./Apr. 2012. DOI 10.1016/j.ridd.2011.09.019.

NUSSBAUN, R. L.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson genética médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). São Paulo: EDUSP, 2003.

PEDROSO, C.; SHINORAHA, M. H. Educação para e pelo trabalho: A inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 10, n. 1, p. 138-145, 2010.

PELOSI, M. B. et al. Atividades lúdicas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita para crianças e adolescentes com síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 4, p. 535-550, out. 2018.

PELOSI, M. B.; FERREIRA, K. G.; NASCIMENTO, J. S. Atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, n. 2, p. 511-524, abr. 2020.

RICCI, J. Home literacy environments, interest in reading and emergent literacy skills of children with Down syndrome versus typical children. Journal of Intellectual Disability Research, v. 55, n. 6, p. 596-609, jun. 2011. DOI 10.1111/j.1365-2788.2011.01415.x.

ROCH, M.; JARROLD, C. A comparison between word and nonword reading in Down syndrome: the role of phonological awareness. Journal of Communication Disorders, v. 41, n. 4, p. 305-318, Jul./Aug. 2008. DOI 10.1016/j.jcomdis.2008.01.001.

SEGIN, M. Alfabetização e deficiência intelectual: estudo sobre o desenvolvimento de habilidades fonológicas em crianças com Síndrome de Williams e Síndrome de Down. 2015. 161 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

STREDA, C.; VASQUES, C. K. Síndrome de Down e deficiência intelectual: história e lógica de uma associação. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, e0085, p. 417-432, 2022. DOI 10.1590/1980-54702022v28e0085

Downloads

Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Artigos