Programa de Intervenção em Leitura Competente para Ensino Fundamental (PILC-EF): Desenvolvimento e Análise de Aplicabilidade

Autores

  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Suzete Araújo Águas Maia União Sudeste Brasileira
  • Edna Rosa Correia Neves Centro Universitário Adventista de São Paulo

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão de leitura, Velocidade, Ensino Fundamental, Rendimento escolar

Resumo

Leitura é uma habilidade complexa que envolve capacidade de reconhecimento de palavras, habilidade de fluência e compreensão. Enquanto reconhecimento de palavras é desenvolvido nos anos de alfabetização, fluência e compreensão continuam a se desenvolver ao longo das séries mais avançadas. Considerando que o domínio dessas habilidades é fundamental para posterior sucesso acadêmico ao longo da educação básica e dada a escassez de programas interventivos nacionais voltados às séries mais avançadas do Ensino Fundamental, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento do Programa de Intervenção em Leitura Competente para Ensino Fundamental (Pilc-EF). Ele é voltado aos componentes específicos fluência e compreensão e direcionado a alunos do 4º ao 9º ano. Na primeira fase do estudo, foram desenvolvidos três cadernos com atividades de intervenção: a) caderno de intervenção em fluência; b) caderno de intervenção em compreensão nível 1, para alunos do 4ª ao 6º ano; c) caderno de intervenção em compreensão nível 2, para alunos do 7º ao 9 ano. Na segunda fase, juízes analisaram os cadernos e alterações foram realizadas. Na terceira fase, foi avaliada a aplicabilidade dos cadernos. As atividades foram aplicadas, em um estudo piloto, a 670 alunos de duas escolas particulares do interior do estado de São Paulo e seus respectivos professores, e cada subgrupo de alunos realizou quatro atividades. Foram coletados os relatos de alunos e de professores. Os resultados evidenciam que estratégias interventivas utilizadas no Pilc-EF foram bem-aceitas pelos estudantes e consideradas adequadas pelos professores, sendo possíveis de serem empregadas em ambiente escolar. Estudos futuros devem ser conduzidos para analisar a eficácia da intervenção.

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Publicado

06-12-2023

Edição

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Artigos