Comportamento Adaptativo em Adolescentes Típicos: Efeito do Sexo e Nível Socioeconômico

Autores

  • Rayra Santos de Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula Racca Segamarchi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marina Monzani da Rocha Instituto Par – Ciências do Comportamento, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

adolescência, desenvolvimento humano, sexo , nível socioeconômico, comportamento adaptativo

Resumo

O comportamento adaptativo, ainda que historicamente associado ao campo da deficiência intelectual, deve ser investigado em diferentes contextos, já que déficits nessas habilidades limitam a independência dos indivíduos e afetam sua participação na sociedade. À vista disso, buscou-se analisar o comportamento adaptativo de adolescentes com desenvolvimento típico, visando investigar se sexo e nível socioeconômico são variáveis influentes na apresentação dessas habilidades. Para tanto, 84 responsáveis por meninos (n = 43) e meninas (n = 41) com idades entre 10 e 19 anos responderam à Escala Vineland de Comportamento Adaptativo – II e um questionário de dados socioeconômicos. Não foram encontradas diferenças significativas nas comparações de médias e na classificação das pontuações em função do sexo do adolescente. Em relação ao nível socioeconômico, os adolescentes com nível socioeconômico alto foram avaliados com pontuação significativamente maior no subdomínio de “Leitura e Escrita” (p = 0,020) e foi observada diferença marginalmente significativa no subdomínio de “Relações Interpessoais”, com pontuações maiores para adolescentes com nível socioeconômico baixo (p = 0,058). Foi verificada uma correlação negativa marginalmente significativa de pequena magnitude (r = –0,279; p = 0,070) entre a pontuação socioeconômica e a pontuação dos meninos no subdomínio “Brincar e Lazer”. O sexo não foi uma variável relevante para diferenciar o CA na amostra estudada. Diante disso, é possível que as demandas para o desenvolvimento do CA no contexto brasileiro sejam semelhantes para ambos os sexos, enquanto as diferenças em função do nível socioeconômico reforçam a necessidade de que o sistema educacional utilize estratégias para superar as desigualdades sociais no desenvolvimento de habilidades acadêmicas como leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 49-82, 2016.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

AROUCA, S. E. M. Aquisição de comportamentos adaptativos num caso de perturbação do espectro do autismo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2013. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13422. Acesso em: 2 fev. 2023.

BURKE, N. J. et al. The impact of adverse childhood experiences on an urban pediatric population. Child Abuse & Neglect, v. 35, n. 6, p. 408-413, 1º jun. 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S014521341100113X. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.1016/j.chiabu.2011.02.006

CAMPOS, J. R.; PRETTE, Z. A. P. D.; PRETTE, A. D. Relações entre depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, e3446, 16 jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/sRGbKgyxyvTDBBvV9pX9yyN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.1590/0102.3772e3446

CAVALCANTE, M. V. et al. Estimulação cognitiva e aprendizagem infantil: revisão de literature/ Cognitive stimulation and child learning: literature review. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 41981-41990, 30 jun. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12432/10423. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.34117/bjdv6n6-655

COSTA, K. A.; LAPORT, T. J. Família e sociedade: uma análise sobre o processo do desenvolvimento humano. Revista Mosaico, v. 10, n. 1, 26 jun. 2019. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/1784. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.21727/rm.v10i1.1784

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013. DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, v. 64, n. 1, p. 135-168, 3 jan. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4084861/. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.1146/annurev-psych-113011-143750

DONALD, K. A. et al. Risk and protective factors for child development: an observational South African birth cohort. PLOS Medicine, v. 16, n. 9, p. e1002920, 27 set. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31560687/. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1002920

EMERICH, D. R.; ROCHA, M. M.; SILVARES, E. F. de M.; GONÇALVES, J. de P. Diferenças quanto ao gênero entre escolares brasileiros avaliados pelo Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes (CBCL/6-18). Psico, [s. l.], v. 43, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10053. Acesso em: 21 jul. 2023.

FERREIRA, E. F.; VAN MUNSTER, M. D. A. Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, v. 1, n. 1, 19 dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/14339. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.5902/1984686X14339

FERREIRA, M. C. T.; MARTURANO, E. M. Ambiente familiar e os problemas do comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 1, p. 35-44, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/CnSXwhwTkSGmnsLsTp4v6zC/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.1590/ S0102-79722002000100005

GOMIDE, P. I. C. Estilos parentais e comportamento anti-social. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. (org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem. Campinas: Alínea, 2003. p. 21-60.

GROSSMAN, H. J. Classification in mental retardation. Washington, DC: American Association on Mental Deficiency, 1983.

HOLLINGSHEAD, A. B. Four factor index of social status. New Haven: Yale University, 1975. Unpublished work.

LAGOS-LUCIANO, J. et al. Conducta adaptativa en estudiantes chilenos sin discapacidad intelectual: diferencias por género y edad. Revista Ecuatoriana de Neurología, Guayaquil, v. 31, n. 1, p. 27-32, jul. 2022. Disponível em: http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2631-25812022000100027&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 11 jul. 2023. DOI 10.46997/revecuatneurol31100027

LISBOA, E. R.; CUSTÓDIO, E. M. Correlação entre instrumento quantitativo e qualitativo visando uma compreensão abrangente dos níveis adaptativos e de atividade e participação dos indivíduos. Revista Científica CIF Brasil, v. 5, n. 5, p. 15-23, 2016.

MACHADO, S. F.; ALVES, S. H. S.; CAETANO, P. F. Relação entre habilidades sociais, estresse, idade, sexo, escola e série em adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, p. 210-217, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/9bXcs5kjY7jQZf7gk9Pf6kb/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.22409/1984- 0292/v32_i-esp/3979

MECCA, T. P. et al. Funcionamento adaptativo: panorama nacional e avaliação com o Adaptive Behavior Assessment System. Psicologia – Teoria e Prática, v. 17, n. 2, p. 107-122, 31 ago. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 fev. 2023.

MECCA, T. et al. Transcultural adaptation of the Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3). International Journal of Developmental Disabilities, p. 1-12, 21 dez. 2022. MELO, S. H. D.; MARIN, A. Influência das composições familiares monoparentais no desenvolvimento da criança: revisão de literatura. Revista da SPAGESP, v. 17, n. 1, p. 4-13, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1677-29702016000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 fev. 2023.

MORGADO, A. M.; DIAS, M. DA L. V.; PAIXÃO, M. P. O desenvolvimento da socialização e o papel da família. Análise Psicológica, v. 31, n. 2, p. 129-144, 12 nov. 2013. Disponível em: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 fev. 2023. PEARSON, H. The school experiment. Nature, v. 605, p. 608-611, 2022. DOI 10.1038/ d41586-022-01387-7

PLAN BRASIL. Por ser menina no Brasil: crescendo entre direitos e violências. Brasília: Plan Brasil, 2013. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/ uploads/2015/03/1-por_ser_menina_resumoexecutivo2014.pdf. Acesso em: 2 fev. 2023.

PRICE, J.; MORRIS, Z.; COSTELLO, S. The application of Adaptive Behaviour Models: a systematic review. Behavioral Sciences, v. 8, n. 1, p. 11, 15 jan. 2018.

REISS, F. et al. Socioeconomic status, stressful life situations and mental health problems in children and adolescents: results of the German Bella cohort-study. PLOS One, v. 14, n. 3, 13 mar. 2019.

ROCHA, M. M. et al. Contribuição de múltiplos informantes para avaliação comportamental de adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade. Psico, v. 48, n. 4, p. 295, 27 dez. 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/revistapsico/article/view/25859. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.15448/1980- 8623.2017.4.25859

SANTOS, S. Estudo psicométrico da escala de comportamento adaptativo versão portuguesa (Ecap). 2007. Tese (Doutorado em Motricidade Humana) – Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2007. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/ handle/10400.5/5101. Acesso em: 3 fev. 2023.

SANTOS, S.; MORATO, P. Comportamento adaptativo. Porto: Porto Editora, 2002.

SANTOS, S.; MORATO, P. O comportamento adaptativo no currículo. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 736-740, ago. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12330. Acesso em: 3 fev. 2023. DOI 10.1111/1471-3802.12330

SPARROW, S. S.; BALLA, D.; CICCHETTI, D. Vineland Adaptive Behavior Scales: expanded edition. Circle Pines, MN: American Guidance Service, 1984. SPARROW, S. S.; CICCHETTI, D. V.;

SAULNIER, C. A. Vineland-3: escala de comportamento adaptativo Vineland. 3. ed. São Paulo: Pearson Clinical, 2019.

VASCONCELOS, L. A.; NAVES, A. R. C. X.; ÁVILA, R. R. Abordagem analítico-comportamental do desenvolvimento. In: TOURINHO, E. Z.; LUNA, S. V. (org.). Análise do comportamento: investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca, 2010. p. 125-151.

WACHS, T. D.; CUETO, S.; YAO, H. More than poverty. International Journal of Behavioral Development, v. 40, n. 6, p. 536-543, 9 jul. 2016. Disponível em: https://journals. sagepub.com/doi/10.1177/0165025416648231. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI 10.1177/0165025416648231

Downloads

Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Funding data