Modelo RTI em Escolas Públicas e Transtorno de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Beatriz Cavalcanti Guedes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Beatriz Fonseca Alves Universidade de Guarulhos
  • Beatriz Trevisan Salvi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carolina Kulcsar Caravieri Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Marçola da Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Letícia Maria dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paola Cristina de Oliveira Barros Universidade Cruzeiro do Sul
  • Victória Dayane de Paula Melo Universidade Federal de São Paulo
  • Natalia Sant’Anna da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

RTI, Transtorno de Aprendizagem, Escola Pública, Brasil, Revisão sistemática

Resumo

O modelo de Resposta à Intervenção (RTI) é um sistema de detecção precoce e intervenção em três níveis (intervenção em sala de aula pelo professor, por especialistas em pequenos grupos e individual) para identificar sinais de Transtorno de Aprendizagem (TA). O TA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como característica dificuldades persistentes em habilidades de leitura, escrita e/ou matemática. Nos Estados Unidos o modelo é usado e apresenta resultados estatisticamente significativos, mas no Brasil há pouca pesquisa e investimento sobre o tema. É comum utilizá-lo para identificação de sinais de TA, porém não há estudos com evidências consistentes sobre resultados de melhoria fora dos Estados Unidos. Objetiva-se revisar sistematicamente a literatura sobre o modelo RTI para a identificação e intervenção em sinais e sintomas de TA; identificar o local do estudo, método utilizado, instrumentos de avaliação e intervenção, e resultados; identificar lacunas metodológicas e realizar sugestões para estudos futuros; fornecer diretrizes de possíveis aplicações no Brasil. Hipóteses: o RTI indica sinais de outros transtornos além do TA; há variações nos instrumentos de avaliação e intervenção; há escassez de estudos brasileiros. Para isso, serão selecionados artigos publicados nas bases PubMed, Scielo e Google Acadêmico, de 2005 a 2022, com os descritores “RTI” ou “Resposta à Intervenção" com o buscador “E”, “Transtorno específico de Aprendizagem” e em inglês “Response to Intervention", "AND", “Specific learning disorder”. Serão retiradas as duplicatas. A revisão será realizada por um avaliador de Psicologia e um de Pedagogia. Será feita a triagem através da leitura de resumos, serão escolhidos estudos clínicos controlados, randomizados ou não, com grupos controle; no Ensino-Fundamental-I de escolas públicas; com N≥30. Uma nova triagem será feita com base no cumprimento dos pressupostos éticos. Far-se-á uma análise crítica dos métodos, resultados, sugestões para estudos futuros e aplicações no Brasil.  

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Publicado

28-02-2023