Como a Impulsividade Afeta a Tomada de Decisão em Compras Online?

Autores

  • Bianca Priore Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Josiane da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcela Eduarda Bezerra de Lima Universidade Federal de Mato Grosso
  • Matheus de Melo Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula Beatriz Mendes Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sabrina Pires Trufeli Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mayara Miyahara Moraes Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Impulsividade, Tomada de decisão, Funções executivas, Adultos, Comportamento

Resumo

A impulsividade pode ser definida como um abrangente constructo que engloba características como ação sem julgamento consciente prévio, ação com menos prudência, assumir riscos e rápida tomada de decisão. É um fenômeno complexo e pode ser caracterizado como um conjunto de padrões cognitivos e comportamentais que levam a prejuízos de curto, médio e longo prazo e podem se apresentar em quatro constructos distintos, sendo eles: urgência; falta de premeditação; falta de persistência e busca de sensações. O avanço da tecnologia e acesso aos ambientes virtuais, as empresas estão desenvolvendo ferramentas para envolver os consumidores e criar estratégias comportamentais que tenham influência na tomada de decisão no momento da compra. A pesquisa tem como foco entender como a impulsividade está relacionada na tomada de decisão frente ao consumo. Objetiva-se analisar as correlações entre os indivíduos com maior escore de impulsividade e número de compras online de acordo com os quatro constructos da impulsividade, verificar como o preço baixo ou alto das mercadorias afeta o volume de compras online e se características de sexo e socioeconômicas interferem na relação consumo/impulsividade. A pesquisa é de caráter transversal, exploratória, consistindo na investigação e análise de dados da coleta com uma amostra de 500 participantes, neurotípicos na faixa etária de 18-59 anos. Será realizada via plataforma online, serão utilizados os instrumentos: Escala  de  Comportamento  Impulsivo (UPPS-P), Escala de Desejabilidade Social; Questionário Socioeconômico; Inventário de Auto-Relato para Adultos - 18/59 anos (ASR - 18/59 anos); e o Questionário de Consumo, que será elaborado para esta pesquisa e então, submetido a 6 juízes especialistas com grau de concordância de ≥80%, para verificar: acurácia, sensibilidade e especificidade em medir o comportamento de consumo compulsivo comparado às questões de impulsividade e as relações entre caracteristicas de sexo e renda nos comportamentos impulsivos de consumo.

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Publicado

28-02-2023