Transtorno Específico da Aprendizagem

Autores

  • Ana Paula Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Christine Dias Gomes Araujo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carolina Sawaya de Andrade Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Transtorno de aprendizagem, Leitura, Escrita, Matemática, Aprendizagem

Resumo

O transtorno específico da aprendizagem (TEAp) está inserido nos transtornos do neurodesenvolvimento e caracteriza-se por comprometimentos nas habilidades específicas de leitura, escrita e/ou matemática. O transtorno interfere significativamente no desempenho escolar do indivíduo, de modo que pessoas com o quadro apresentam resultados abaixo do esperado para o seu nível intelectual e de escolaridade, mesmo que as condições e o contexto sejam adequados e favoráveis para a aprendizagem. A origem do
TEAp é neurobiológica, mas sua manifestação depende da interação entre fatores genéticos, ambientais e epigenéticos. O transtorno afeta de 5% a 15% das crianças em idade escolar. Para atuação no TEAp, é necessária a utilização de intervenções baseadas em evidências, suporte pedagógico que estimule as habilidades deficitárias e faça uso dos pontos fortes, bem como o engajamento familiar.

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Publicado

28-02-2023