Associação entre medos e problemas emocionais/comportamentias entre crianças pequenas e pré-escolares

Autores

  • Livia Branco Campos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Renatha El Rafihi Ferreira Universidade de São Paulo
  • Natália Sant'Anna da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Thomas Ollendick Virginia Tech
  • Marina Monzani da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Medos, Pré-escolares, Crianças pequenas, Internalização, Externalização

Resumo

Medos são esperados durante o desenvolvimento, mas podem ser um problema se excessivos e/ou recorrentes, sendo associados com problemas internalizantes, como ansiedade. Apesar de a literatura explorar medos infantis por mais de uma década, há uma lacuna com relação aos estudos utilizando apenas pré-escolares na amostra e à associação com problemas externalizantes. Este estudo objetivou investigar medos de crianças pequenas e sua associação com problemas comportamentais. Setenta pais/responsáveis por crianças com idades entre dois e cinco anos preencheram: 1) FSSIP; 2) Child Behavior Checklist (CBCL)/1,5-5. O medo mais frequente foi receber injeção de enfermeiro ou médico e meninas apresentaram mais medos do que meninos. Correlações significativas foram encontradas entre medos e problemas internalizantes, especialmente nas escalas reatividade emocional, ansiedade/depressão, problemas afetivos, problemas ansiosos e problemas do sono. Em todas as correlações, a magnitude do efeito foi maior quando a pontuação intensidade do medo foi considerada. A associação entre medos e problemas emocionais/comportamentais existe mesmo entre crianças pequenas/pré-escolares e entre amostras não clínicas. Pais e profissionais de saúde devem estar atentos às dificuldades infantis mesmo em idades precoces, especialmente quando as crianças apresentam medos intensos.

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Publicado

08-11-2022

Edição

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Artigos