Sensibilidade e especificidade de instrumentos psicológicos na avaliação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
um estudo de revisão sistemática
Palavras-chave:
Palavras-chave: sensibilidade, especificidade, TDAH, avaliação psicológica.Resumo
Objetivo: revisar sistematicamente estudos referentes a sensibilidade e especificidade de instrumentos psicológicos na avaliação do TDAH. Método: Foi realizada uma revisão sistemática, fazendo uso do PRISMA, por meio da pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais na plataforma Capes, com os descritores ADHD/ sensibility and specificity, sem a seleção de bases de dados específicas. A pesquisa foi restrita as publicações dos últimos cinco anos (2014-2019). Os critérios de inclusão foram: artigos de avaliação psicológica no TDAH com crianças; artigos empíricos publicados em revista brasileira ou estrangeira; revisados por pares. Os critérios de exclusão foram artigos repetidos; com a presença de comorbidades; artigos não localizados na íntegra. Foram obtidos 42 artigos. Resultados: A amostra final foi composta por dois artigos. Constatou-se o baixo índice de publicações referentes a sensibilidade e especificidade de instrumentos nas avaliações psicológicas para o TDAH, mesmo com o grande número de estudos relacionados ao transtorno nos últimos cinco anos. Discussão: estudos selecionados descreveram o uso da curva ROC como procedimento de análise da sensibilidade e especificidade, com o objetivo de reduzir vieses diagnósticos. Não foram encontrados instrumentos utilizados em avaliações psicológicas referentes ao TDAH. Estudos apresentavam como eixo central, respectivamente, o uso do eletroencefalograma e o desenvolvimento de instrumento breve para o transtorno, em equipe multiprofissional. Conclusão: Observou-se a necessidade de investimento em construções de instrumentos psicológicos sensíveis e específicos para procedimentos diagnósticos em quadros de TDAH, considerando que os estudos encontrados em revisão sistemática fazem menção área médica e de uso multiprofissional.
Palavras-chave: sensibilidade, especificidade, TDAH, avaliação psicológica.
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