MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO ENTRE ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente artigo tem como objetivos: (1) descrever o perfil escolar e de motivação dos estudantes da escola AEJA Mackenzie, (2) verificar se o histórico e o perfil escolar atual desses alunos têm associação com seu desempenho acadêmico, e (3) verificar se a motivação para o estudo dos alunos do EJA tem relação com seu desempenho acadêmico, este último considerado para a pesquisa como fator de maior relevância. Por meio de uma abordagem que segue o desenho de estudo transversal descritivo quantitativo, foram avaliados 87 alunos dos Ensinos Fundamental I e II da Escola AEJA Mackenzie de Educação de Jovens e Adultos. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se quatro questionários estruturados: (1) a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U) com a função de caracterizar o tipo de motivação dos estudantes da EJA diante da aprendizagem; (2) Questionário Social com dados sobre o perfil socioeconômico e questões ligadas à experiência escolar pregressa e atual dos alunos do EJA; (3) Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) para medida do Quociente de Inteligência (QI); e (4) Dados fornecidos pelo AEJA Mackenzie sobre desempenho acadêmico e evasão. Os resultados revelam que os motivos para abandonar a escola não estão relacionados à falta de interesse nos estudos, visto que 64,4% deixaram de estudar por necessidade de trabalhar. Quanto aos motivos para retomar os estudos na EJA, houve o predomínio da categoria “desejo em aprender a ler e escrever”, destacado por 47,1% dos entrevistados. Foi observado que as associações não foram estatisticamente significantes entre a motivação como consequência do desempenho acadêmico (computado em 2016; p=0,79) nem como preditor deste desempenho (analisado em 2017; p=0,37), enquanto o QI mostrou-se um dos principais preditores do desempenho acadêmico.
Palavras-chave: EJA; motivação; desempenho acadêmico
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