Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com deficiência intelectual: diferença entre os sexos

LEANDRO MARTINEZ VARGAS, GUSTAVO LUIS GUTIERREZ, JOSÉ ROBERTO HERRERA CANTORANI, LUIZ ALBERTO PILATTI, JOSÉ IRINEU GORLA

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento das habilidades
motoras fundamentais (HMFs) ligadas à locomoção e ao controle de
objetos de crianças com deficiência intelectual. A amostra foi composta por
meninos (n = 28) e meninas (n = 19), com idades variando de 7 a 12 anos
(M idade = 9,6 anos, DP = 1,6). As HMFs foram avaliadas por meio do Test
of Gross Motor Development – 2 (TGMD-2). Os resultados registraram um
quociente motor geral médio superior para os meninos. Nas 12 habilidades
motoras testadas, os meninos apresentaram superioridade. Contudo, quando
se consideraram os critérios de classificação estabelecidos pelo TGMD-2, verificou-se que 46 das 47 crianças avaliadas estão abaixo da média em termos de desenvolvimento motor, de acordo com a idade e o sexo.

Palavras-chave
Desenvolvimento. Habilidade motora. Deficiência intelectual. Meninos.
Meninas.


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