A importância da família ou responsáveis na educação das pessoas com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Rosemeire de A. Rangni
  • Maria da Piedade R. da Costa

Resumo

A temática das altas habilidades/superdotação ganha força nas discussões envolvendo a Educação Especial e Inclusiva. Identificar e oferecer serviços aos educandos mais capazes voltam-se mais agudamente para o sistema escolar. A família ou responsáveis são considerados educadores juntamente com a escola na construção da educação. Este artigo objetiva: a) discutir a importância da família ou responsáveis na educação dos educandos com altas habilidades/superdotação, b) apresentar um caso de um aluno, JV, com oito anos de idade, laudado com altas habilidades/superdotação e a trajetória da família em busca dos serviços de atendimento. A metodologia é pautada na pesquisa bibliográfica e valeu-se de entrevista com a mãe de JV. Os resultados indicam a importância da família ou responsáveis para educação dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. Identifica-se a falta de programas que contemplem os serviços para esses sujeitos, incluindo, orientação às famílias ou responsáveis; considerados importantes no desenvolvimento educacional e emocional desses educandos.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos