Inclusão e o cotidiano escolar: A visão dos professores

Autores

  • Claudia Stella
  • Vania Conselheiro Sequeira

Resumo

O ensino inclusivo compreende um ambiente escolar integrado e educadores com uma sensibilização para o tema. O foco de análise deste trabalho são os discursos de professores do 1° ao 5° ano do ciclo I de escolas públicas da região central do município de São Paulo, com o objetivo de compreender a leitura que os professores fazem sobre as possibilidades e dificuldades das propostas de inclusão em suas atuações profissionais e no cotidiano escolar. Como método de pesquisa foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, que abordou a identificação do professor, sua formação e atuação profissional. Para aprofundar e clarear alguns aspectos abordados no questionário, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com três professores. A análise desses discursos foi feita qualitativamente, com eleição das seguintes categorias de análise: inclusão e legislação; preconceito e processo de inclusão. Com a análise apoiada na Teoria Crítica da Sociedade pôde ser observado que o processo de inclusão vem ocorrendo, porém ainda existem preconceitos, estigmas, entre outros tantos entraves que influenciam o cotidiano escolar na tentativa de incluir. Casos bem sucedidos também foram relatados, nos quais professores e alunos se apropriam de um processo mais amplo de inclusão social.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos