Estudo correlacional da bateria informatizada de linguagem oral (versão 3) com o vocabulário receptivo

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
  • Aline Christina Istome

Resumo

A avaliação e detecção precoces de distúrbios na linguagem oral permitem a introdução eficaz de procedimentos de intervenção, diminuindo a incidência ou a severidade de problemas na alfabetização. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar a compreensão da linguagem oral, buscando evidências de validade para a Bateria Informatizada de Linguagem Oral versão 3 (BILOv3) por meio da correlação com o desempenho em vocabulário, avaliado pelo Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) computadorizado. Participaram 157 alunos de ambos os sexos com idade entre quatro e sete anos, que cursavam o último nível de ensino da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental de escolas particulares do estado São Paulo (Brasil). A aplicação ocorreu coletivamente em duas sessões com intervalo de uma semana. Os resultados indicaram aumento significativo nos escores da BILOv3 e do TVIP em função da idade e do nível escolar, bem como, a diminuição significativa do tempo de execução, fornecendo à BILO evidência de validade teste-critério. A MANOVA indicou a interação da idade, nível escolar e sexo tendo o vocabulário como covariante; e o coeficiente de correlação de Pearson indicou relação entre todos os escores por subteste da BILOv3 com o TVIP, fornecendo evidência de validade convergente à BILOv3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos