O videogame como ferramenta na melhora de marcha e equilíbrio em pacientes com doenças de Parkinson

Autores

  • Luciana M. P. Santos
  • José M. Montiel
  • Juliana F. Cecato
  • Daniel Bartholomeu
  • Flávia O. Aramaki
  • Felipe Mendes
  • José E. Martinelli

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum que acomete o Sistema Nervoso Central. Apresenta alterações das funções motoras e cognitivas como incapacidade de tomar decisões e de controle da atenção, particularmente para execução entre duas tarefas muito comum nas situações reais do cotidiano. Objetivo: Testar a capacidade de melhora da marcha e equilíbrio em pacientes com Doença de Parkinson, por meio de treinamento com os jogos do vídeo game Nintendo Wii®. Metodologia: Foram avaliados 4 pacientes com diagnóstico clínico de Doença de Parkinson, com idade variando entre 50 e 85 anos, de ambos os sexos. Resultados: Observa-se que os jogos Table Tilt Plus, Balance Bubble Plus e Big Top Juggling mostraram resultados mais promissores a respeito da capacidade de aprendizagem, e os jogos Ski Slalom e Snowball Fight apresentaram uma aprendizagem mais lenta. Conclusão:Os pacientes com DP foram capazes de aprender a maioria dos jogos propostos e mesmo que haja habilidades prejudicadas pela doença a maioria teve seu desempenho melhorado por meio do treino com o auxílio da realidade virtual e suas demandas cognitivas e motoras.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos