Reflexões sobre bullying na realidade brasileira utilizando a técnica de análise de conteúdo: revisão bibliográfica

Autores

  • Ana Elizabeth Gondim Gomes
  • Luciana Krauss Rezende

Resumo

Bullying é conceituado como um conjunto de comportamentos agressivos, físicos ou psicológicos, como chutar, empurrar, apelidar, discriminar e excluir que ocorrem entre colegas sem motivação evidente, e repetidas vezes, sendo que um grupo de alunos ou um aluno com mais força, vitimiza outro que não consegue encontrar um modo eficiente para se defender. O objetivo desse estudo é identificar e selecionar os principais artigos científicos disponibilizados em base de dados científica (Scielo) referentes ao bullying e analisar criticamente essa produção tendo como base a técnica de análise de conteúdo de Bardin em sua modalidade temática. Como critério de inclusão dos artigos, delimitou-se o período de 2006 a agosto de 2011. Foram selecionados 10 artigos relativos ao bullying. Os resultados encontrados indicam que as formas de intimidação mais frequentes foram a verbal, física, emocional, racial e sexual. Houve associação do bullying com o sexo masculino, hiperatividade e com problemas de relacionamento com os colegas. Conclui-se que há urgente necessidade de ações intersetoriais a partir de políticas e práticas educativas que efetivem redução e prevenção da ocorrência do bullying nas escolas, minimizando possíveis complicações sociais e de aprendizagem.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos