Atos de alguns professores para a construção de moral infantil

Autores

  • Adriana Camejo da Silva
  • Ana Lucia Gonçalves de Souza Araújo
  • João Ximenez Filho
  • Regina Célia Zanotti Tomazinho

Resumo

Esta pesquisa refere-se aos atos de profissionais (professores atuantes no Ensino Fudamental - 4° série) que contribuem ou não para a construção da oral infantil. 

Acreditando que o papel educador do professor perpassa pelas suas intervenções e elaborações a respeito e que o discurso de sua prática é um espelho de sua sala, analisamos algumas situações, relatadas por esses professores, nas quais estiveram envolvidos com a agressividades de seus alunos.

Os relatos dos professores foram obritodos em entrevistas nas escolas da rede pública e privadas e registrados por escrito. Esses registores foram analisados e do discurso dos professores e do discurso dos professores foram assinaladas características, posteriormente agrupadas em categorias. 

A fundamentação teórica para a análise foram: 

  • os estudos de Piaget (1994), referentes ao desenvolvimento moral, em que sugere estágios pelos quais o sujeito passa, rumo a construção da autonomia; 
  • as pesquisas de Yus (1998), que surgerem pautas de atuação para uma organização do currículo em torno de temas, chamados transversais, no trabalho de sala de aula; 
  • Vasconcellos (1993), que nos sugere abordagens diversas às questões de sala de aula. 
A análise realizada possibilitou caracterizar encaminhamentos dos professores entrevistados como contributivos ou não contributivos para a construção moral.

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Publicado

15-03-2018

Edição

Seção

Artigos