Um processo de gestão e análise de atividades complementares com o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Resumo
Este trabalho apresenta o uso do ambiente virtual Moodle no gerenciamento de atividades complementares para os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O artigo procura mostrar o uso efetivo de dados armazenados na base do Moodle, como apoio ao gerenciamento de processos, por meio de um conjunto de análises estatísticas. Como resultados adicionais ao uso da ferramenta no contexto gerencial, destaca-se a não necessidade de uso de documentos impressos, eliminando o uso de papel, e constituindo, assim, em um projeto de TI Verde. Além disso, com essa aplicação, criou-se um canal de comunicação uniforme para divulgação de atividades junto aos alunos, além de um ambiente colaborativo de discussão entre alunos e professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à Revista "Trilha Digital". As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista "Trilha Digital" mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à Revista "Trilha Digital" (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a Revista "Trilha Digital" endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio dessa licença, fica explicito que o autor não pode usar o artigo para fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo.
4. A Revista "Trilha Digital" poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na Revista "Trilha Digital" (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.