Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Arial 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista “Trilha Digital” aceita contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos em português, inglês ou espanhol (a critério dos autores) que sejam de interesse para a área de conhecimento de Tecnologia Educacional e para a atuação do Educador no uso dos Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino e Aprendizagem, conforme a sua política editorial.

Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows , formato A4, em espaçamento 1,5, fonte Arial, corpo 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, não podendo exceder 30 páginas, contemplando todos os elementos (folha de rosto, resumo, abstract, corpo do texto,  referências e apêndices).

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados (arquivo principal). Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, cada um em um arquivo suplementar separado, no formato fonte do software no qual foram gerados. Esses arquivos devem ser submetidos  juntos com o arquivo principal. Os arquivos suplementares devem conter no máximo 1MB.

Em virtude do grande número de submissões, fica restrita a autores e coautores a submissão de mais de dois trabalhos a cada 12 meses contíguos à Revista “Trilha Digital”. Não é permitida a resubmissão de um trabalho rejeitado mesmo com modificações. Cada autor poderá publicar no máximo um trabalho no mesmo ano, independentemente da posição deste na autoria do artigo.

O número máximo de autores por artigo é 5 (cinco). Não é permitido alterações na autoria dos artigos ao longo do processo editorial.

Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas e quadros não devem conter identificação do autor ou dos co-autores. Caso seja possível identificar o autor ou os coautores o artigo será rejeitado.

Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos etc devem ser evitados. O Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito.

Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e não devem ser longos, ocupando no máximo duas linhas.

Notas devem ser usadas o menos possível. Quando usadas, devem ser colocadas no rodapé. Elas devem ser numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto.

A apresentação do manuscrito (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:

  • Folha de rosto não identificada: Título em português seguido pelo resumo em português. O resumo deve ser justificado e em bloco único, contendo no mínimo 300 e no máximo 350 palavras. O resumo deve ser escrito de forma concisa e clara. Ele deve conter: o objetivo da pesquisa; a base teórica adotada; a metodologia e a abordagem adotadas (quando adequado);o escopo teórico e empírico; os principais resultados encontrados na análise dos dados (quando adequado); implicações práticas, ou seja, quais mudanças devem ser feitas na prática da Tecnologia Educacional  como resultado da pesquisa (se houver); implicações sociais da pesquisa, seus impactos na sociedade e nas políticas públicas(se houver); originalidade valor do trabalho, incluindo a contribuição teórica e metodológica; e as limitações identificadas no processo de pesquisa (se houver). Após o resumo, devem ser inseridas cinco palavras-chave em português.
  • Corpo do texto: O corpo do texto deve aparecer em uma nova página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Observe que as partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir: Introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão, referências e, opcionalmente, apêndices. O referencial teórico deve necessariamente cobrir a produção científica nacional e internacional relevante dos últimos 5 anos. Apêndices devem ser utilizados o menos possível.
  • Citações: Sempre que alguma fonte for utilizada, deve-se citar o sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação. No caso de citações diretas a página da referência deve ser mencionada. Todas as fontes citadas devem ser mencionadas nas referências após a "folha de resumen".
  • Figuras, tabelas e quadros: Os títulos e legendas (quando necessárias) devem estar no próprio corpo do texto junto às figuras, tabelas e quadros(arquivo principal). Também devem ser colocados nos arquivos suplementares.
  • Título em inglês e Abstract: O "abstract" é o próprio resumo na língua inglesa. Valem as mesmas orientações dadas para o resumo.Após o abstract devem ser inseridas cinco palavras-chave em inglês (Keywords) compatíveis com as palavras chaves do resumo em português.
  • Título em espanhol e Resumen: O "resumen" é o próprio resumo em espanhol. Valem as mesmas orientações dadas parao resumo.Após o resumen devem ser inseridas cinco palavras-chave em espanhol (Palabras Clave) compatíveis com as palavras chaves do resumo em inglês e português.
  • Normas para apresentação do trabalho: É obrigatório o uso das normas da ABNT (atuais) para apresentação de trabalhos científicos (NBR6022:2003; NBR6023:2002; NBR6028:2003; NBR10520:2002).

Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na Revista “Trilha Digital”. No processo de cadastro o autor deve optar pela categoria autor além da categoria leitor.

Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a Revista “Trilha Digital” a partir do seu login e senha e optar na página do usuário pela categoria autor. A seguir deve escolher a opção de submissão online na página SOBRE a revista. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos coautores.

Resumo da Biografia do autor e dos coautores deve ser informado obrigatoriamente pelo primeiro autor na submissão do artigo. Os resumos devem ter aproximadamente 50 palavras e conter titulação, afiliação, cargo e interesses de pesquisa. A titulação corresponde a duas informações: o título acadêmico de maior valor do autor (ex.: bacharel; mestre; doutor; livre docente) e a Instituição que o concedeu. A afiliação corresponde à Instituição principal (somente uma) a que o autor está atualmente vinculado. Em ambos os casos, as Instituições devem aparecer por extenso e devem conter necessariamente duas unidades organizacionais. Por exemplo, faculdade e universidade ou departamento e faculdade. Alunos devem indicar na titulação o nível que cursam (p.e. graduando, mestrando, doutorando) e na afiliação a instituição a que estão vinculados.
A titulação e a afiliação dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão publicadas na folha de rosto do artigo, caso seja aprovado. Não será permitida a alteração desses campos após a aprovação do artigo. Os resumos completos das biografias dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão disponibilizados para consulta pelos leitores no acesso ao artigo na página da Revista “Trilha Digital”.

Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo "Agências de Fomento". Por favor, mencione subvenções relevantes recebidas e as URLs das instituições ou organizações financiadoras. Acrescente a sentença "Os financiadores não tiveram influência no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na decisão de publicar e na preparação do artigo". Caso a afirmação não esteja precisa, não é necessário acrescentar a sentença e o primeiro autor deve preencher o campo "Conflito de Interesses", explicando o papel dos patrocinadores ou financiadores no trabalho e no artigo.

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garantem que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Após a submissão, o artigo será avaliado de acordo com o processo de avaliação por pares. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. O primeiro autor acompanhará o processo editorial, receberá solicitações de alterações e submeterá versões revisadas do artigo via o sistema de editoração eletrônico da Revista "Trilha Digital", a partir do seu login e senha, na categoria de usuário autor.

Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente.  Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos.

Após aprovação do artigo, todos os autores deverão se cadastrar na Revista “Trilha Digital”, informando o endereço para correspondência e o email que serão publicados na folha de rosto do artigo. Os autores receberão por e-mail o documento "Cessão Gratuita de Direitos Autorais", que deverá ser assinado por todos os autores, e enviado pelo correio convencional à Revista “Trilha Digital”.

Os artigos enviados não devem estar em processo de avaliação simultânea ou terem sido publicados em outros periódicos. Caso essa situação seja verificada, o artigo será rejeitado e os autores ficarão suspensos da possibilidade de submissão de artigos à Revista “Trilha Digital” pelo período de três anos. Além disso, o editor do periódico na qual foi identificado o processo de avaliação simultâneo será notificado do ocorrido.

Não é permitida a resubmissão de artigos já avaliados pela Revista “Trilha Digital”. Caso essa situação seja verificada, o artigo será rejeitado e os autores ficarão suspensos da possibilidade de submissão de artigos à Revista “Trilha Digital” pelo período de três anos.

Caso sejam solicitadas alterações em um artigo já submetido pelo editor de seção, o envio da versão revisada deve ser feito acessando-se a página da Revista “Trilha Digital” e realizando-se o seguinte procedimento:

  • Inserir login e senha
  • Na Página do Usuário clique em Autor
  • Em Submissões Ativas clique no título do artigo que deseja enviar a nova versão digitalizada
  • Clique em Avaliação (localizado logo abaixo do N. do ID do artigo)
  • Na parte Decisão Editorial, na linha Transferir versão do autor, clique em procurar e insira a nova versão revisada, em seguida clique em Transferir
  • Ainda na parte Decisão Editorial, na linha Notificar Editor, clique na figura do envelope para enviar um e-mail ao Editor avisando que o artigo encontra-se disponível no sistema

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.